Alepi inicia nova legislatura com a menor renovação do Nordeste

Em âmbito regional, a maior renovação foi obtida no Maranhão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados estaduais piauienses tomaram posse na última sexta-feira, 01 de fevereiro. Diante da nova legislatura, levantamento feito com base nas cerimônias realizadas em toda a região, indicam que a menor renovação foi assinalada no Legislativo do Piauí.  O índice no Estado foi de 30,4%. Ou seja, das 30 cadeiras da Assembleia apenas sete passaram a ser ocupadas por novos parlamentares.

Na lista de novos deputados que assumiram o mandato neste final de semana encontra-se Lucy (Progressistas), que obteve a segunda maior votação no pleito e assumiu pela primeira vez o posto eletivo no Piauí; na lista também se encontra o ex-presidente da Funasa e ex-secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires (MDB). Pelo Partido dos Trabalhadores, a renovação é garantida com a posse do ex-secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva; braço direito do governador Wellington Dias (PT) durante boa parte da atual gestão, ele obteve uma votação expressiva no Estado.

Também ligado ao Governo de Dias, o coronel Carlos Augusto (PR) que comandou a Polícia Militar do Piauí nos últimos anos. Completam a lista de novos deputados para o quadriênio 2019-2022, a vereadora Teresa Britto, líder do Partido Verde; e Oliveira Neto, do PPS.

Em âmbito regional, a maior renovação foi obtida no Maranhão, em que 23 novos parlamentares tomaram posse, de 42 cadeiras disponíveis, chegando a um índice de 57%. Na sequência aparece Pernambuco, onde 55% dos ocupantes não haviam sido eleitos na legislatura anterior. Em Sergipe o indicativo também chegou a marca de 50%. Nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, a maioria dos entes que tomaram posse são 'veteranos', porém, em percentual inferior ao registrado no Legislativo piauiense. 

Alepi

Índice de renovação nas Assembleias: 

Maranhão - 57%

Pernambuco - 55%

Sergipe - 50%

Alagoas - 44%

Paraíba - 41%

Bahia - 39%

Ceará - 37%

Rio Grande do Norte - 37%

Piauí - 30%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES