SEÇÕES

Antes de assumir presidência do STF, Fachin visita papa Leão XIV

Edson Fachin se reuniu com o Papa Leão XIV no Vaticano antes de sua posse como presidente do STF. Saiba mais sobre o encontro e a posse.

Fachin encontra Papa Leão XIV antes de posse no STF | Foto: Vatican News
Siga-nos no

Poucos dias antes de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin participou, neste sábado (20), de um encontro no Vaticano com o papa Leão XIV.

O pontífice comandou, na Praça de São Pedro, o Jubileu dos Operadores da Justiça, evento voltado a juízes, advogados, procuradores e demais profissionais do Direito, que reuniu delegações de diversos países.

Devido ao grande número de peregrinos neste ano, a celebração foi transferida para a área externa da praça, onde uma estrutura especial foi montada para permitir maior proximidade entre o papa e os participantes.

Católico, Fachin acompanhou o discurso do papa Leão XIV, que ressaltou que a justiça "não pode ser reduzida à mera aplicação da lei ou à atuação dos juízes". Segundo o pontífice, a verdadeira justiça ocorre "quando se volta para o outro, quando se dá a cada um o que lhe é devido, até alcançar a igualdade em dignidade e oportunidades".

Em outro trecho, ao citar ensinamentos de Santo Agostinho sobre a relação entre Estado, fé e justiça, o papa afirmou: “Sem justiça não se pode administrar o Estado; é impossível que haja direito em um Estado onde não há verdadeira justiça.”

Após o discurso, Fachin entrou na fila para cumprimentar o papa. A viagem foi custeada pelo próprio ministro e articulada com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Posse no STF

Edson Fachin tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal no próximo dia 29 de setembro, em solenidade oficial. O ministro Alexandre de Moraes assumirá o cargo de vice-presidente.

Ambos foram eleitos em agosto em votação simbólica pelo plenário da Corte, seguindo a tradição do tribunal, que alterna a presidência entre os ministros mais antigos, com mandatos de dois anos.

Como presidente do STF no biênio 2025–2027, Fachin será responsável por organizar a pauta de julgamentos, presidir as sessões plenárias e conduzir os trabalhos administrativos da Corte. Também caberá a ele elaborar e encaminhar a proposta orçamentária do Poder Judiciário ao Congresso Nacional.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também