SEÇÕES

Após fala de secretário dos EUA, Itamaraty diz que Brasil não se intimidará

Marco Rubio classificou condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro como “caça às bruxas” e disse que país irá responder de acordo

Após fala de secretário dos EUA, Itamaraty diz que Brasil não se intimidará | Foto: Arquivo/Agência Brasil
Siga-nos no

O Itamaraty reagiu nesta quinta-feira (11) às declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que criticou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

As falas foram feitas no X, onde Rubio também atacou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso e já sancionado pela Lei Magnitsky, além de outros magistrados do STF. Em resposta, o Ministério de Relações Exteriores disse que Rubio ignora fatos e que ameaças não intimidarão.

"Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia", respondeu a pasta também no X. 

O QUE DISSE DONALD TRUMP?

Mais cedo, ao conversar com a imprensa próximo à Casa Branca, o presidente americano Donald Trump disse estar surpreso com a condenação de Bolsonaro por plano de golpe de Estado.

Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço muito bem. Líder estrangeiro, ele era um bom... eu achava que ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram, comentou Trump. 

Apesar de não confirmar sanções, o presidente dos EUA elogiou o ex-mandatário brasileiro, chamando-o de "homem muito excepcional", e afirmou que a condenação não seria algo positivo.

Eu sempre o achei muito direto, muito excepcional, na verdade, como homem, um homem muito excepcional. Eu acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil, acrescentou.  

Tópicos
Carregue mais
Veja Também