Manifestantes se concentram na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em apoio à anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro.
Diversas autoridades, como os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, e Mauro Mendes (União), do Mato Grosso, participam da manifestação.
Ainda no início da manhã, Bolsonaro compartilhou uma foto nas redes sociais ao lado dos quatros governadores. “Juntos pela anistia aos presos políticos!”, escreveu o ex-presidente na legenda da imagem publicada em seu perfil no X.
OBJETIVO DO PROTESTO
O protesto de hoje defende a anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, apoiando o projeto de lei que prevê o perdão para esses crimes. A proposta, que avança na Câmara com apoio do centrão (Republicanos, PSD, União Brasil e PP), também visa contestar a acusação da PGR contra Bolsonaro sobre a trama golpista após sua derrota em 2022.
Outras figuras importantes, como o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), os filhos de Bolsonaro, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também devem participar do evento.