Uma nova audiência da Justiça italiana no processo que decidirá sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi marcada para a próxima terça-feira (10). A sessão havia sido adiada após a defesa solicitar a troca dos juízes responsáveis pelo caso. Agora, o tribunal deve decidir se aceita ou rejeita a contestação, o que definirá a retomada da análise do pedido de extradição.
Esta será a quarta vez que a audiência é remarcada. A primeira ocorreu no fim de novembro, quando os advogados de Zambelli aderiram a uma greve da categoria em Roma. A segunda aconteceu no mês seguinte, após a apresentação de novos documentos à corte.
Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a cassação do mandato da parlamentar, revertendo uma decisão da Câmara dos Deputados. Três dias depois, Zambelli formalizou sua renúncia.
CONDENADA PELO STF
Ela foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e deixou o Brasil após a decisão, sendo considerada foragida da Justiça brasileira.
Zambelli, que possui cidadania italiana, saiu do país em maio, passou pelos Estados Unidos e, posteriormente, se estabeleceu na Itália. Presa pelas autoridades italianas, afirmou que deseja ser julgada no país europeu e nega participação no ataque ao sistema do CNJ.
A Justiça da Itália decidiu mantê-la detida durante o andamento do processo, sob o argumento de que há risco de fuga.