Bancada federal do PI cobra licitação da ANP para gás

O Piauí faz parte da formação geológica da Bacia Sedimentar do Parnaíba.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bancada federal do Piauí, juntamente com a do Maranhão, deve se reunir na próxima semana com a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, para discutir a inclusão do Piauí na próxima licitação para a exploração de gás no país. Para isso deverá ser perfurado um poço estratigráfico no Estado, que irá definir o potencial de produção de gás natural do solo piauiense.

?O objetivo dessa iniciativa é investigar a presença de hidrocarbonetos nos sedimentos da Bacia do Parnaíba, de modo a obter informações capazes de atrair um maior número de interessados em investir nas áreas que serão oportunamente ofertadas na 11ª rodada de licitações?, explicou o senador Wellington Dias, que esteve no Seminário Internacional Pré-Sal 2012, realizado no Rio de Janeiro.

A perfuração do poço deverá ser executada pela Petrobras, com recursos oriundos da cláusula contratual instituída pela ANP, que obriga as empresas concessionárias a investir 1% da receita bruta dos grandes campos de produção em pesquisa e desenvolvimento no setor de petróleo e gás.

O Piauí faz parte da formação geológica da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que inclui o Maranhão e uma pequena parte do Tocantins. As primeiras explorações no Maranhão apontaram grande reserva de gás, o que torna ainda maior a perspectiva para o Piauí. A Agência está planejando a perfuração desse e de outros poços nessa mesma condição. A data de execução desses trabalhos depende ainda da definição de prioridades internas da Petrobras.

De acordo com Wellington Dias, a realização da 11ª rodada de licitações já se encontra aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), faltando apenas a autorização da Presidência da República. Também foi solicitada uma agenda com a presidenta Dilma Roussef para tratar da liberação da 11ª rodada de licitações da ANP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES