Pela primeira vez, a Bancada Evangélica do Congresso Nacional pode romper uma tradição: a escolha de seu líder por meio de uma eleição, em vez de aclamação, como ocorre normalmente quando há consenso entre os integrantes. Três deputados federais se candidataram ao cargo: Gilberto Nascimento (PSD-SP), Otoni de Paula (MDB-RJ) e Greyce Elias (Avante-MG). A parlamentar é a primeira mulher a disputar a liderança da bancada até o fim. A eleição está marcada para esta terça-feira (25).
polarização
A falta de consenso em torno de um único nome reflete uma divisão já conhecida no cenário político brasileiro: a polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa divisão também se estende aos deputados e senadores da Frente Parlamentar Evangélica, criando um "racha" interno.
Gilberto Nascimento, com maior potencial de votos, é associado ao "bolsonarismo" e tem o apoio do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). Já Otoni de Paula é visto como um nome mais próximo do presidente Lula, embora evite se definir como governista. Em outubro do ano passado, Otoni participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde orou pelo presidente Lula, mesmo tendo sido um defensor do governo Bolsonaro no passado.
Alguns interlocutores da bancada evangélica argumentam que cerca de 60% dos parlamentares mantêm diálogo com o Planalto. As divergências entre os candidatos também influenciam as expectativas para a eleição. Enquanto alguns acreditam que ainda é possível chegar a um consenso e manter a tradição da escolha por aclamação, outros avaliam que o clima atual não favorece esse cenário e que a votação deve ocorrer de fato.
votação secreta
Caso a eleição não seja decidida por aclamação, a votação será secreta, o que pode dificultar a previsão de resultados e a identificação de apoios. A Frente Parlamentar Evangélica é composta por 126 deputados e 16 senadores de diferentes partidos, e a participação na votação não é obrigatória. O processo, que utilizará urnas eletrônicas, está programado para as 17h desta terça-feira.