A exibição de uma bandeira gigante dos Estados Unidos durante o ato do 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo, chamou a atenção da imprensa internacional. O jornal norte-americano The New York Times repercutiu o episódio em reportagem publicada nesta terça-feira (9).
O veículo destacou que a bandeira foi erguida em meio às manifestações contrárias à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado.
Com o título “Um novo símbolo da direita brasileira: a bandeira dos EUA”, o NYT avaliou que o gesto representou uma forma de agradecimento ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, que teria tentado intervir no caso.
A análise também lembrou que a presença do símbolo norte-americano já foi observada em protestos de outros países, como na Coreia do Sul. No Brasil, segundo o jornal, a adoção da bandeira americana pelos apoiadores de Bolsonaro se deu de maneira particular.
“Em várias cidades, no domingo, manifestantes de direita se envolveram com a bandeira dos EUA, pintaram o rosto de vermelho, branco e azul e chegaram a agitar versões híbridas que uniam as bandeiras brasileira e americana”, registrou a publicação.