Bloco do PT e PTB vai indicar presidente da CCJ na Assembleia Legislativa do Piauí

“Era o que esperávamos, pois era o que valia o Regimento. Decidimos a fórmula de escolha, a maior bancada ficará com esse direito”, disse em entrevista ao Jornal Meio Norte

Avalie a matéria:
|

Após ser adiada por duas ocasiões, a reunião com os líderes das bancadas e blocos parlamentares da Assembleia Legislativa aconteceu na tarde de ontem no gabinete da Presidência. O encontro, que teve a duração de duas horas, definiu as regras a serem utilizadas na composição das Comissões Técnicas, o que ficou estabelecido segue o Regimento Interno da Casa, o critério escolhido foi o de blocos partidários. Deste modo, como a união entre PT e PTB possui o maior número de deputados, oito ao todo, a representação terá o direito de fazer a primeira indicação, ou seja, o bloco está livre para indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

O nome de Fábio Novo (PT) desponta nos bastidores da Casa como o principal favorito para ocupar a vaga, contudo, o parlamentar ainda não confirma o desejo, apontando para a soberania da decisão do bloco. “Nós vamos reunir o bloco e podemos optar pela CCJ, mas pode também ser outra Comissão, ainda não está fechado”, comentou. O parlamentar indicou que o resultado da reunião apenas obedeceu o que está previsto no regimento da Assembleia.

“Era o que esperávamos, pois era o que valia o Regimento. Decidimos a fórmula de escolha, a maior bancada ficará com esse direito”, disse em entrevista ao Jornal Meio Norte.

CONSOLIDAÇÃO – A composição final das Comissões Técnicas deverá ser consolidada ainda nesta quinta (26), onde está marcada uma nova reunião com os líderes. Com a sequência estabelecida, o bloco PT/PTB escolhe a Comissão a qual indicará o presidente, seguido do PMDB, que possui a segunda maior representação com seis deputados, depois os blocos formados pelo o bloco PP, PDT e PRB, o bloco PP /PR e posteriormente as bancadas PSD, PSB e PSDB, cada uma com três parlamentares.“Como temos três blocos e quatro bancadas, todos vão participar e presidir comissões, e assim o bloco com maior número escolhe primeiro a comissão, depois sucessivamente, no caso o bloco PT/PTB vai escolher amanhã que comissão deseja e sucessivamente pelos blocos com menor número de deputados”, impôs o deputado Edson Ferreira (PSD).

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES