A Polícia Federal marcou para esta quinta-feira (5) o depoimento de Jair Bolsonaro em um inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA contra autoridades brasileiras. A investigação, aberta a pedido da PGR, aponta possível benefício direto ao ex-presidente, que teria dito que ajudaria a custear a estadia do filho no exterior.
O que está sendo investigado?
Eduardo Bolsonaro é suspeito de tentar influenciar aliados de Donald Trump a pressionar o governo dos EUA por sanções contra ministros do STF. Para a PGR, a conduta pode configurar crimes como coação, obstrução de investigações e tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, com o objetivo de interferir em processos envolvendo Jair Bolsonaro.
Por que Bolsonaro será ouvido?
A PGR aponta que Jair Bolsonaro teria se beneficiado das ações do filho e declarado custear a estadia dele nos EUA. A investigação busca esclarecer o envolvimento do ex-presidente nas pressões ao STF. O ministro Alexandre de Moraes autorizou o depoimento de Bolsonaro e outras testemunhas, incluindo diplomatas e parlamentares como Lindbergh Farias.