SEÇÕES

Bolsonaro volta a ter crises de soluços dias após procedimento

Filho Carlos Bolsonaro divulgou retorno dos sintomas e detalhes de outros problemas de saúde do ex-presidente.

Jair Bolsonaro internado | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ter crises de soluços dois dias após ter realizado um procedimento para tratar o problema. A informação foi divulgada pelo ex-vereador, e filho do político, Carlos Bolsonaro (PL).

“Seus soluços, infelizmente, novamente voltaram nesta manhã, após dois procedimentos para correção. Os níveis de ferro no sangue continuam sendo controlados devido à sua ineficiência”, contou Carlos em publicação no X, antigo Twitter.

Segundo Carlos, a flora digestiva do ex-presidente apresenta “boa evolução”, após as intervenções cirúrgicas, e a pressão arterial segue sendo monitorada após novos picos serem registrados. Jair chegou a ter uma crise de hipertensão nessa segunda-feira (29/12), mas seu quadro é estável.

Bolsonaro também deu início ao tratamento de apneia do sono e está em fase de adaptação.

Procedimento

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento que envolve a aplicação de anestésico local próximo ao nervo responsável pela estimulação do diafragma, com o objetivo de interromper temporariamente sua função para controlar os soluços. Este é um procedimento de radiointervenção, realizado sob anestesia, e seu efeito pode durar entre 12 e 18 horas, de acordo com a equipe médica que acompanha Jair Bolsonaro.

Internação

O ex-presidente está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde a véspera do Natal, em recuperação de uma cirurgia realizada no dia 25 de dezembro para correção de uma hérnia inguinal bilateral. No sábado (27/12), ele passou por um segundo procedimento, o bloqueio anestésico do nervo frênico direito, para tratar os soluços persistentes. Como os sintomas continuaram, os médicos optaram por realizar o procedimento novamente, desta vez no lado esquerdo.

Em coletiva de imprensa, o cirurgião-geral Cláudio Birolini informou que Bolsonaro também deverá passar por uma endoscopia digestiva, com previsão de alta para o dia 1º de janeiro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também