SEÇÕES

Câmara aprova projeto que anula resolução sobre aborto legal em menores

Proposta de Chris Tonietto suspende norma do Conanda que dispensa boletim de ocorrência em casos de violência sexual.

Câmara aprova projeto que anula resolução sobre aborto legal | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Siga-nos no

Foi  aprovado nesta quarta-feira (5), na Câmara dos Deputados, o projeto de decreto legislativo que suspende a decisão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que determinava que a interrupção da gravidez  em casos de suspeita de violência sexual ocorrida na família, não dependeria de um boletim de ocorrência. O texto vai seguir para análise do Senado.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2025, de autoria da deputada Chris Tonietto (PL-RJ) e outros parlamentares, foi aprovado nesta quarta-feira (5) na Câmara dos Deputados. A proposta anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que trata dos procedimentos para aborto legal em casos de violência sexual.

Os autores alegam que a resolução extrapola as atribuições do conselho, ao dispensar a exigência de boletim de ocorrência e de autorização judicial.

O relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), criticou a ausência de limite gestacional para o procedimento, afirmando que a norma poderia permitir abortos em etapas avançadas da gravidez. Ele comparou a situação a países como França e Reino Unido, que possuem prazos definidos.

A deputada Chris Tonietto defendeu o projeto e disse que o combate à violência sexual “não deve ocorrer por meio do aborto, mas com fortalecimento da segurança pública”.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também