SEÇÕES

Carla Zambelli pede licença de 120 dias do mandato em meio à fuga internacional

O pedido, ainda não oficializado por ofício, ocorre no momento em que a parlamentar é considerada foragida pela Justiça.

Zambelli está na Itália e pediu licença do mandato | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Siga-nos no

Em comunicado às lideranças da Câmara, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou que pretende tirar uma licença de 120 dias do mandato. O pedido, ainda não oficializado por ofício, ocorre no momento em que a parlamentar é considerada foragida pela Justiça, após sair do Brasil por terra rumo à Argentina e, posteriormente, embarcar para os Estados Unidos e, por fim, para a Itália.

o que aconteceu

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. A deputada também responde por falsidade ideológica, devido à inclusão de documentos falsos no sistema, como um mandado de prisão forjado contra o ministro Alexandre de Moraes. Desde 25 de maio, ela está fora do país.

Prisão

Com a fuga, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao STF a prisão preventiva de Zambelli e a inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol . Também foi instaurado um novo inquérito para investigar se a deputada tentou obstruir as apurações relacionadas ao caso do CNJ.

Medidas

Entre as medidas determinadas pelo ministro Moraes estão a quebra do sigilo bancário da parlamentar e o monitoramento de suas redes sociais, na tentativa de identificar se houve financiamento ou articulação para a fuga. A Câmara, por sua vez, aguarda a formalização do pedido de licença enquanto cresce o constrangimento institucional diante do episódio (Com informações do G1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também