Carlos Bolsonaro (PL) transferiu seu domicílio eleitoral do Rio de Janeiro, onde exerceu sete mandatos como vereador, para São José, a quarta cidade mais populosa de Santa Catarina e a única com limite terrestre com Florianópolis. A alteração aparece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultado nesta quinta-feira (18).
Conhecido como o “filho 02” do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos anunciou em outubro a pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina em 2026. A decisão provocou divisão e troca de críticas dentro do próprio grupo político no estado. Há uma semana, ele formalizou a renúncia ao cargo na Câmara Municipal do Rio para viabilizar a disputa em território catarinense.
Com a mudança, Carlos Bolsonaro passará a votar na Escola de Educação Básica Professor Laércio Caldeira de Andrada, localizada na Rua Altamiro di Bernardi, no bairro Campinas, em São José.
A transferência do domicílio eleitoral representa mais um passo rumo às eleições de 2026. Pela legislação, candidatos precisam comprovar vínculo eleitoral com o local onde pretendem concorrer dentro do prazo exigido pela Justiça Eleitoral.
São José tem cerca de 270 mil habitantes e é um dos principais municípios de Santa Catarina. Vizinha da capital Florianópolis, a cidade é cortada pela BR-101 e possui economia baseada nos setores industrial e de serviços.
Além de Carlos Bolsonaro, São José também é domicílio de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Ele deixou o cargo após ser condenado à prisão por envolvimento na tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.