Cid pagou hospedagem da sogra com dinheiro público, aponta Jornal da Globo

A reportagem foi aos hotéis que Cid e sua comitiva na Europa

Cid pagou hospedagem da sogra com dinheiro público, aponta Jornal da Globo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Jornal da Globo levou ao ar em sua edi??o desta sexta-feira novos detalhes sobre a pol?mica viagem do governador Cid Gomes a Europa, em jatinho fretado, entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro deste ano. A reportagem foi aos hot?is que Cid e sua comitiva - mulher, sogra e assessores - se hospedaram e revelou que a conta foi paga com dinheiro p?blico.

O governador s? retorna ao Cear? neste domingo de sua viagem ? ?sia e dever? comparecer a Assembl?ia Legislativa na segunda-feira, mas j? n?o h? confirma??o de que conceder? entrevista coletiva para prestar esclarecimentos da viagem. Leia abaixo o texto da reportagem do Jornal da Globo e veja a mat?ria no JG:

Mordomia patrocinada com dinheiro p?blico no Cear?

O JG descobriu os hot?is que o governador do Cear? se hospedou numa viagem pela Europa. Ele estava acompanhado da mulher, da sogra e de assessores que tamb?m levaram as esposas. A conta foi paga com dinheiro p?blico.

Foi uma viagem de dez dias por seis cidades. Em um jatinho fretado rumo a Europa embarcaram o governador Cid Gomes, a primeira-dama, a sogra do governador, o secret?rio de Turismo e um assessor com suas respectivas esposas. O objetivo, segundo o governo, era participar de feiras e reuni?es nas ?reas de turismo, fruticultura e energia alternativa.

O Jornal da Globo conseguiu levantar a lista de hot?is onde a comitiva do governador se hospedou, com o custo da hospedagem aos cofres p?blicos. Entre os escolhidos, est? o melhor hotel de Edimburgo, localizado em um edif?cio hist?rico. Nas outras cidades, a prefer?ncia foi por hot?is mais modernos, todos de luxo.

Na primeira escala da viagem, em Madri, na Espanha, o grupo ficou hospedado por duas noites no Mirasierra Suites Hotel. Segundo documentos fornecidos pelo governo, no per?odo, Cid Gomes participou da feira de turismo da cidade.

No dia primeiro de fevereiro a comitiva seguiu para Londres. A hospedagem foi no moderno hotel Hilton ,do Park Lane, uma rua de frente para o Hyde Park, numa regi?o nobre da cidade. O grupo ficou em Londres at? o dia tr?s. O governo n?o informou o que o Cid Gomes fez em Londres.

De l? para a Esc?cia. Em Glasgow, o grupo ficou no hotel Hilton de tr?s a cinco de fevereiro. A programa??o inclu?a reuni?es sobre energias renov?veis, promovida pelo Banco Mundial.

O avi?o seguiu para Dublin, na Irlanda, mas l? n?o h? registro de hospedagem. De Dublin, o avi?o retornou para a Esc?cia. Na cidade tur?stica de Edimburgo, a comitiva se hospedou no Rocco Forte Balmoral, o melhor hotel da cidade segundo os guias de turismo. Foram dois dias no edif?cio hist?rico, vizinho a um dos castelos da fam?lia real brit?nica. O governo tamb?m n?o informou agenda oficial para a cidade.

O fim do roteiro foi Potsdam, cidade pr?xima a Berlim, na Alemanha. O hotel escolhido foi o Voltaire, onde o grupo ficou entre os dias sete e nove de fevereiro. L?, o compromisso oficial era uma feira de fruticultura.

Embora o governo do Cear? tenha informado que sete pessoas embarcaram no jato fretado em Fortaleza, o Jornal da Globo apurou que nas reservas s? constam acomoda?es para cinco pessoas em dois quartos duplos e um individual. O total pago a estes hot?is foi mais de R$35 mil.

O fretamento do jatinho usado pela comitiva custou mais de R$ 388 mil. O l?der do governo, o deputado pelo PT Nelson Martins, disse que o estado n?o teve nenhuma despesa a mais com a viagem. ?O estado s? pagou di?rias para o governador e para os secret?rios que viajaram. As esposas e a sogra do governador custearam suas pr?prias despesas. O estado n?o teve nenhum custo?,afirmou.

Cid Gomes est? em viagem oficial, desde o dia onze de abril, para a Cor?ia do Sul, China e Fran?a, desta vez em v?os comerciais. A previs?o de chegada do governador ? neste fim de semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES