Cid vai indicar vice de Luzianne em Fortaleza

E dificilmente, não tendo o vice, Luizianne renunciaria para disputar o Governo do Estado

E dificilmente, não tendo o vice, Luizianne renunciaria para disputar o Governo do Estado | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Cid Gomes vai indicar o nome do candidato a vice da prefeita Luizianne Lins, na disputa pela reelei??o, para, na Prefeitura de Fortaleza, manter um aliado no caso de a prefeita, em sendo reeleita, decidir disputar um mandato majorit?rio no pleito de 2010. O vice-prefeito, como substituto imediato, n?o sendo do seu partido, inibe o titular do cargo a renunciar o mandato. E dificilmente, n?o tendo o vice, Luizianne renunciaria para disputar o Governo do Estado com Cid Gomes, em 2010.

H? informa?es de que o governador j? est?, reservadamente, conversando sobre nomes para cumprir o seu acordo de alian?a com a prefeita. Um dos nomes por ele aventados n?o integra a rela??o de filiados ao PSB, mas a de pol?tico da sua estreita confian?a, dentro da base de apoio ao seu Governo. Afinal, ainda ? recente, para a pol?tica do Estado do Cear?, a ren?ncia do ent?o prefeito Ciro Gomes para disputar o Governo do Estado pelo PSDB, e o envolvimento do seu substituto, Juraci Magalh?es em favor do candidato do PMDB, Paulo Lustosa, advers?rio de Ciro Gomes.

H? que ser lembrado, ainda, que o vice-prefeito de Luizianne, no caso de sucesso eleitoral na disputa deste ano, em acontecendo uma ren?ncia dela para disputar um mandato em 2010, al?m de se efetivar como prefeito por um per?odo superior a dois anos, ainda ter? condi?es de disputar uma reelei??o e a chance de garantir ao esquema pol?tico do governador o comando do Executivo de Fortaleza por algum tempo.

A prefeita sabe disso. E sabe tamb?m que h? espa?o na pol?tica cearense para que ela possa desenvolver, no futuro n?o muito distante, a sua pr?pria lideran?a. O Senado da Rep?blica, logo em 2010, quando ser?o disputadas duas vagas, pode ser o primeiro passo de Luizianne, compondo ainda uma alian?a com Cid Gomes. Com um mandato de oito anos, sem nada perder, poder? ela ser novamente candidata a prefeita em 2012 e a governadora do Estado em 2014.

Isso at? parece exerc?cio de futurologia. N?o o ? por que se trata de pol?tica. Neste campo, nada se faz isoladamente. Todos os acordos, entendimentos ou alian?as s?o efetivados n?o apenas com vistas ? pr?xima elei??o, mas aos pleitos seguintes. Pode at? n?o dar tudo certinho. Hoje, infelizmente, h? uma facilidade enorme de se descumprir os acordos. Mesmo assim, eles s?o feitos com vistas a objetivos imediatos, o da pr?xima elei??o; e futuros, os interesses pessoais nas disputas que seguirem.

Diferentes

Cid Gomes e Luizianne n?o se manter?o por muito tempo aliados ap?s o pleito municipal deste ano. Pol?tica e administrativamente, eles pensam muito diferentes. O entendimento pol?tico deles, at? aqui, conv?m a ambos. A partir de janeiro do pr?ximo ano, tor?am os fortalezenses para um bom relacionamento administrativo entre governador e prefeita. Cid tem e quer executar projetos ousados de interven??o urbana no munic?pio de Fortaleza, reclamados pelo crescimento da cidade e da Regi?o Metropolitana, al?m de contribu?rem para apresentar o Estado como candidato a receber jogos do mundial de futebol. Como reagir? a prefeita e sua m?quina administrativa emperrada e, excessivamente lenta, como est? demonstrado?

J? na segunda quinzena de janeiro deste ano, o secret?rio das Cidades, Joaquim Cartaxo, anunciou, oficialmente, uma grande interven??o nos munic?pios de Fortaleza e Maranguape, envolvendo um montante de R$ 315 milh?es dos governos federal e estadual, sem nenhuma participa??o da Prefeitura de Fortaleza, para urbaniza??o do Rio Maranguapinho e a constru??o de milhares de moradias divididos em cinco conjuntos habitacionais. Indubitavelmente, essas obras, executadas pelo Governo do Estado, ?s v?speras do ano eleitoral, dar?o uma grande visibilidade ao governador, candidato ? reelei??o em 2010, no maior col?gio eleitoral que ? a Capital, por certo n?o agradar? ? prefeita municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES