Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 15 de 97Joaquim do Arroz marca 'gol' e Santa Maria da Codipi ganha estádio
A Secretaria de Esportes do Piauí inaugurou neste sábado (29) o Estádio José de Ribamar Feitosa, na Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina. A obra atende a uma solicitação do vereador Joaquim do Arroz (PT), em esforço conjunto com o deputado estadual Dr. Vinicius (PT).
Com investimento de R$ 698.421,85, o novo estádio vai permitir o fomento do esporte amador e profissional na região.
A praça esportiva atende ao padrão de qualidade, contando com quatro arquibancadas, gramado equipado com sistema de irrigação, vestiários para os times e para o juiz, além de alambrado na área da torcida e banheiros gerais e acessíveis, garantindo conforto e segurança para todos.
O ato de inauguração contou com a participação da secretária de Esporte, Josiene Campelo, e do deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí.
Sílvio Mendes se chateia com blitz em frente à reunião política
O pré-candidato Sílvio Mendes (UB) usou seu perfil no Instagram para reclamar de uma blitz, montada na Avenida Joaquim Nelson, na noite desta quarta-feira (26), em frente ao local onde realizou uma reunião de pré-campanha com lideranças da Zona Sudeste de Teresina.
Bastante chateado, ele apontou a ação como “novidade truculenta” contra seu grupo político e no vídeo ele questiona se “seria coincidência”, sugerindo que a fiscalização pudesse ser direcionada.
NADINHA: Apesar da reclamação de Sílvio, é possível ver nas redes sociais do pré-candidato que a reunião ocorreu normalmente, inclusive com uma presença numerosa de lideranças.
Fernanda Gomes terá ex-senador no palanque
Fora da disputa pela prefeitura de Teresina - e do PSDB - o ex-senador João Vicente Claudino vai apoiar, na eleição proporcional, a vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade), pré-candidata à reeleição.
A informação foi confirmada à coluna pelo deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade no Piauí e pai de Fernanda. Ele aposta que a vereadora estará na lista dos mais votados na capital, ajudando a puxar um segundo nome do partido para a Câmara de Teresina.
Rafael busca lider 'determinado a ajudar o governo'
A uma semana do afastamento de Fábio Novo (PT) da liderança do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT) ainda não anunciou o nome do deputado que ficará no cargo.
CARTESIANO: Questionado pela imprensa, apenas listou os requisitos: “Estar na base e ser determinado a ajudar o governo”.
APOSTAS: Nos bastidores, pelo menos três petistas aparecem como cotados: Francisco Limma, Dr. Vinicius e Gil Carlos.
Festejo da Santa Maria da Codipi vira patrimônio cultural de Teresina
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou, nesta quarta-feira (26), Projeto de Lei de autoria do vereador Joaquim do Arroz (PT), que transforma o festejo de Santo Antônio, na Santa Maria da Codipi, em patrimônio cultural de Teresina.
FAZENDO JUSTIÇA: Em sua declaração de voto, Joaquim criticou a Fundação Cultural Monsenhor Chaves pela falta de apoio ao festejo. Para ele, a Câmara ajuda a corrigir uma injustiça contra a comunidade da Santa Maria da Codipi. “Dois anos e nenhum apoio da fundação”, afirmou o parlamentar.
RELIGIOSIDADE E DESENVOLVIMENTO: O festejo é realizado há mais de 30 anos e faz parte do calendário religioso e cultural de Teresina. Na justificativa da proposta, o vereador menciona que as comemorações reúnem mais de 30 mil pessoas durante os treze dias de realização.
"Durante o festejo, os comerciantes, empresas privadas, convidados e comunidade em geral, além de desfrutarem de momentos festivos, podem gerar trabalhos e renda, através da venda de comidas e bebidas típicas, brinquedos e produtos artesanais. É um cenário que alia empreendedorismo com manifestação cultural regional", menciona Joaquim na proposta aprovada pelos parlamentares.
Encontro de Rafael e Kassab em SP afasta rumor sobre crise com o PSD
OLHA A FOTO: Essa é para quem apostava no desentendimento entre Rafael Fonteles e o PSD. O governador do Piauí, que está em São Paulo para a mostra ‘Piauí Sampa’, se reuniu com o ex-ministro, presidente do PSD e atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
FAMÍLIA PSD: Agenda com a presença da senadora Jussara Lima, do deputado federal Júlio César, do deputado estadual Georgiano Neto e do superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho. Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí,também aparece no registro do encontro.
NA ESPERA: Marden Menezes, que está ansioso pela janela partidária de 2026 para se filiar ao PSD, foi junto.
Ou seja… tem gente dentro da base aliada do Karnak comprando briga que não prospera.
Para Luciano, JVC quer “transferir a responsabilidade” de sua desistência
O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, ironizou o anúncio do empresário e ex-senador João Vicente Claudino, que nesta terça-feira (25) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Teresina.
“Não foi nenhuma surpresa. Nem pra mim, nem pra ninguém”, afirmou Luciano à coluna, completando que João Vicente quer “transferir a responsabilidade” pela sua desistência.
CASA MUITO ENGRAÇADA: À imprensa, o empresário afirmou que não vê condições de concorrer à prefeitura pelo PSDB, considerando que o diretório estadual tucano já declarou abertamente apoio a Fábio Novo, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. “É como você ir morar numa casa ocupada”, explicou aos jornalistas.
SEM PRÉ-CAMPANHA: Para Luciano, JVC “não é candidato porque não tem convicção do que quer”. “Nunca fez um ato de pré-campanha, não formou chapa de vereadores, nunca discutiu nenhum problema da cidade. Não propôs e não acrescentou nada. Na verdade, o que ele quer é tomar o partido, para servir aos seu interesses e chamar de seu. Como fez com o PTB e que depois acabou”, completou.
CANDIDATURA TUCANA: Mesmo retirando seu nome, JVC diz que o partido mantém a estratégia de candidatura majoritária na capital e afirma que o nome será definido através de pesquisa de intenção de voto. Estão cotados o vereador Édson Melo, o apresentador Silas Freire e Jorge Lopes, que preside a federação PSDB/Cidadania.
João Vicente Claudino recua de pré-candidatura
O empresário e ex-senador João Vicente Claudino confirmou, nesta terça-feira (25), em entrevista coletiva, que decidiu retirar seu nome da corrida pelo Palácio da Cidade.
FATOR NOVO: Ele atribui a decisão à situação atípica dentro do PSDB, considerando que o diretório estadual já declarou oficialmente apoio a um nome de fora do partido - Fábio Novo, do PT.
CANDIDATO TUCANO: Segundo ele, o partido mantém a estratégia de candidatura majoritária na capital e afirma que o nome será definido através de pesquisa de intenção de voto. Estão cotados o vereador Édson Melo, o apresentador Silas Freire e Jorge Lopes, que preside a federação PSDB/Cidadania.
Emedebista se junta ao PSD no palanque em Oeiras
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) declarou apoio à pré-candidatura de Zé Alberto (PSD), a prefeito de Oeiras (PI). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24), na presença do deputado estadual Bessah Filho (PP).
LAÇOS DE FAMÍLIA: À imprensa, Henrique diz que o apoio não conflita com interesses do MDB, já que o partido não tem candidatura majoritária no município. Ele justifica a adesão pela proximidade familiar, já que a esposa, a jornalista Elisabeth Sá, é prima de Bessah.
VICE DA SANTA RITA: Zé Alberto não quis ser definitivo sobre a escolha do nome que irá compor com ele majoritariamente, mas elencou a força da “Santa Rita”, a conhecida fazenda reduto do grupo Boca-preta, citando o próprio Bessah e o B. Sá (pai), o ex-prefeito Lukano, e o atual prefeito Zé Raimundo.
CONTRA O KARNAK: Em Oeiras, o nome apoiado pelo Palácio de Karnak é o médico Dr. Hailton, hoje filiado ao Solidariedade, com apoio dos “Tupamaros”. Assim, Henrique se junta ao PSD no palanque opositor a Rafael Fonteles e companhia.
Piauí: Deputada quer dar medalha a Elon Musk; entenda o motivo!
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou, na Assembleia Legislativa do Piauí, projeto de decreto legislativo para concessão da medalha do Mérito Legislativo ao bilionário Elon Musk, dono da rede social X, da Tesla e da Space X.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Na justificativa, Gracinha diz que busca homenagear o empresário pela “relevante contribuição de Elon Musk para a humanidade”.
Ela cita as ações de Musk para ajudar famílias no Rio Grande do Sul, doando terminais do Starlink, completando que o Piauí também é beneficiado pelas tecnologias produzidas pelas empresas do sul-africano. Gracinha completa que a tecnologia da Starlink permite levar conexão de internet a lugares "remotos e distantes", como as áreas de produção do agronegócio no sul do Piauí.
A MEDALHA
A Medalha do Mérito Legislativo do Piauí é uma honraria prevista em lei, entregue “às pessoas que se destacaram na atividade legislativa e tenham se tornado dignas de reconhecimento do Poder Legislativo do Estado”.