Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 19 de 98Reunião de deputados com Rafael teve alvo em comum
Alinhamento de projetos, eleições nos municípios, unificação da base e Georgiano Neto (MDB). Foram os temas da reunião dos deputados do PT, PCdoB e Solidariedade com o governador Rafael Fonteles (PT), no Palácio de Karnak.
OS RECLAMES: Quanto ao deputado, uma reclamação que não é de hoje: o avanço no rumo das bases dos coleguinhas. O deputado Limma (PT), por exemplo, diz que Georgiano não cumpre acordos e falta às sessões na Assembleia Legislativa do Piauí. "Isso é público, e quase unanimidade na base", diz o petista.
Rafael contemporizou, não esticou a corda. Disse que tudo se resolve no diálogo. "Fez o papel dele", avaliou um dos deputados ouvidos pela coluna. "Mas tem muita gente injuriada com ele [Georgiano]", diz outro parlamentar que pediu reserva da fonte.
PURO CALUNDU: Procurado pela coluna, o deputado Georgiano disse que prefere responder com trabalho. “Sempre cumpri meus acordos. Já tô sabendo quem puxou isso na reunião… calundu”, ele afirma.
Enzo reúne 3 mil e Novo afirma: “Será nosso comandante na Câmara”
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT) reuniu cerca de 3 mil pessoas em uma reunião, no bairro Água Mineral, na Zona Norte de Teresina. O ato marcou o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição e contou com a presença de Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito, e do deputado federal Dr. Francisco Costa (PT).
Em seu discurso, Novo destacou que, em uma eventual gestão, Enzo será o “comandante” da sua base na Câmara. “Porque tudo que nós queremos fazer precisa passar por lá, Enzo”, reforçando a necessidade de garantir maioria na Casa Legislativa.
Ao falar de propostas, Fábio elencou o plano para a implementação da tarifa zero e da frota de ônibus elétricos. E defendeu que o alinhamento com os governos federal e estadual são essenciais neste plano.
Ao reforçar a aliança com Novo, Enzo Samuel afirmou que essa é uma eleição de sentimento. “Teresina tem saudade de uma cidade limpa, de um sistema de transporte público que funcione, de uma saúde eficiente, porque o povo está sofrendo no dia a dia”, destacou.
Fato Novo: pela 1ª vez, Teresa Britto acena para unificação na federação
A ex-deputada estadual Teresa Britto afirmou nesta quinta-feira (6) que vai seguir as diretrizes da federação quanto à candidatura majoritária em Teresina.
Hoje, PT e PCdoB já estão formalizaram apoio ao nome de Fábio Novo. E agora, pela primeira vez, Teresa sinaliza pelo entendimento.
Disse ainda estar ciente de que a Federação, a nível nacional, homologará ainda neste mês as pré-candidaturas.
Teresa descartou ainda a possibilidade de concorrer à Câmara de Vereadores.
Fim das carroças: lei é aprovada e tarefa ficará com o próximo prefeito
A Câmara de Vereadores aprovou a proposta de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que institui o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal (VTAs) em Teresina.
O texto recebeu, no plenário, emenda do vereador Ismael Silva (PP), para garantir a aplicação da lei apenas 180 dias após a publicação. Assim, a tarefa de cadastramento, qualificação e reinserção dos carroceiros no mercado de trabalho ficará para o próximo prefeito de Teresina.
Pelo texto, os condutores e animais hoje usados na atividade deverão ser cadastrados pelo município dentro do prazo de seis meses. Os trabalhadores deverão ser direcionados ao mercado de trabalho, garantindo benefícios abrangentes à saúde, educação, programas de moradia, entre outros.
Após seis meses, os VTAs só serão permitidos em locais privados, áreas rurais, locais públicos para fins de passeios turísticos e em rotas e baias que sejam autorizadas pelo poder Executivo Municipal.
Câmara vota nesta terça (4) proposta que prevê fim das carroças em Teresina
Está na pauta desta terça-feira (4), da Câmara de Vereadores de Teresina, a proposta de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), que institui o programa de redução gradativa dos veículos de tração animal (VTAs) em Teresina. A matéria também prevê a inserção social dos condutores.
Pelo texto, os condutores e animais hoje usados na atividade deverão ser cadastrados pelo município dentro do prazo de seis meses. Os trabalhadores deverão ser direcionados ao mercado de trabalho, garantindo benefícios abrangentes à saúde, educação, programas de moradia, entre outros.
Após seis meses, os VTAs só serão permitidos em locais privados, áreas rurais, locais públicos para fins de passeios turísticos e em rotas e baias que sejam autorizadas pelo poder Executivo Municipal.
Dr. Vinicius reforça importância da vacinação contra a paralisia infantil
Em meio à campanha de vacinação contra a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT), que é médico, fez críticas ao movimento antivacina e defendeu o empenho massivo dos pais para impedir o avanço da doença.
À coluna, o deputado lembra que, na pandemia, o movimento “antivax” ganhou força, com a ajuda das fake news. E demonstra preocupação com a possibilidade de ampliação dos casos de paralisia no Brasil.
– As pessoas que têm 40 anos ou mais, ela viu [casos] ou tem amigos que tiveram paralisia, porque na época existia no Brasil. A gente conseguiu fazer a erradicação com a vacinação em massa, e nos últimos anos [os índices de vacinação] estão em queda – afirma.
Vinicius ressalta que, mesmo no Piauí, um dos estados que mais vacina no Brasil, é preciso o empenho das autoridades de saúde e pais.
– Precisamos fazer uma força tarefa para que a campanha seja efetiva, que as fake news caiam por terra e a gente consiga fazer a efetiva vacinação das nossas crianças – pontua o deputado.
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até o dia 14 de junho e tem como foco crianças com idade até 5 anos.
Debandada? A sugestiva legenda dos pré-candidatos do Avante
Que Sérgio Bandeira está com um pé fora do Avante, até as paredes do Palácio da Cidade já sabem. Mas outros três pré-candidatos a vereador devem pular da chapa organizada por James Guerra.
Nesta quarta-feira (29), o radialista se reuniu com Zé Freire, Rafael do Pesqueirinho e Sargento Assis. Após o encontro, o grupo posou de mãos unidas com uma legenda pra lá de sugestiva: “A união faz a força. Trabalhando em conjunto para darmos um novo olhar para Teresina”.
ATENTAI BEM! Não é discurso de quem pretende permanecer na base do prefeito Dr. Pessoa (PRD). E sim, a coluna sabe que tem um pré-candidato com Novo no nome, mas acha que é só coincidência. 🫣
Surpreendente! Cidadania conclui que 'JVC não será candidato'
Por essa nem o futuro esperava! O Cidadania, que integra a federação com o PSDB, chegou à conclusão que João Vicente Claudino não será candidato a prefeito de Teresina.
Segundo o jornalista Mário Rogério, que preside o partido no estado, ele e os 11 pré-candidatos a vereador chegaram à tal conclusão em uma reunião, convocada para analisar as movimentações do empresário até aqui.
“Analisamos a conjuntura e chegamos à conclusão de que JVC não é e nem será candidato”, disse Mário à coluna.
Ele deixa claro que não foi por falta de empenho dele e do Cidadania. “Sempre defendemos a candidatura própria, nós lutamos muito desde a época do Luciano, mas assim não teremos sucesso. A gente precisava ser convencido da vontade política dele [JVC] como pré-candidato”, completou.
E AGORA? O diálogo de Mário e dos pré-candidatos será aberto com outros nomes na disputa. “Vamos conversar com quem quiser dialogar”, disse o jornalista, não descartando conversas com Fábio Novo (PT) ou mesmo Sílvio Mendes (UB).
Pré-candidato do PL desiste (mais um) para apoiar Teresinha Medeiros
O Partido Liberal em Teresina perdeu mais um pré-candidato a vereador. Flavio Morais desistiu de concorrer à Câmara de Vereadores e fechou apoio à vereadora Teresinha Medeiros, pré-candidata à reeleição pelo MDB.
APOIO A NOVO: Além de fechar apoio à vereadora, Flavio Morais assinou ficha de filiação ao MDB, partido da base de Fábio Novo (PT). E o apoio ao petista, na pre-campanha a prefeito, também foi confirmado.
LISTA SÓ AUMENTA: Conforme antecipado pelo blog, o movimento de desistências no PL deve continuar. O presidente da sigla, o vereador Leonardo Eulálio, insiste que tem nomes de sobra para a composição da chapa proporcional. Mas com a lista cada vez maior de dissidentes fica difícil sustentar a estratégia.
Vereador da base de Dr. Pessoa fecha com petista
O vereador Roberval Queiroz (PRD) fechou apoio ao petista Zé Santana, que em 2026 lançará seu nome na eleição para a Câmara dos Deputados.
E não é o único petista com quem o vereador conversou recentemente. Na sexta-feira (20), essa colunista mostrou no programa Agora Piauí, da TV Meio, registro da conversa entre Roberval e o pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT).
CORDIALIDADE: Foi na sala da presidência da Câmara de Teresina. Segundo o vereador, por mero gesto de receptividade, num dia que a Casa Legislativa recebia um ministro do governo Lula [Carlos Lupi, da Previdência]. À coluna, Roberval contou que não há chances de retirar seu apoio a Dr. Pessoa.
MAIS UM: Queiroz não é o primeiro nome do PRD a fechar com Santana. Há poucos dias, Renato Berger - que foi secretário de Esporte e Lazer da PMT - também declarou apoio ao petista.