Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 22 de 97Lucy se emociona em filiação ao MDB: hora de prosseguir com os sonhos de Firmino
A ex-deputada estadual Lucy Soares assinou nesta quarta-feira (3) ficha de filiação ao MDB. Ela é pré-candidata a vereadora em Teresina. Ao ser recepcionada, ela se emocionou bastante ao lembrar da sua trajetória política, construída ao lado do ex-prefeito Firmino Filho.
O vice-governador Themistocles Filho afirmou que Lucy tem tudo para surpreender nas urnas e afirmou que, como mulher e representante do legado de Firmino, ela tem “conteúdo” para apresentar na campanha.
Em seu discurso, Lucy lembrou que o MDB foi o primeiro abrigo político do esposo, ainda em Recife (PE). E que sua decisão de disputar um cargo na capital vem da necessidade de “continuar os sonhos de Firmino”. “E como ele dizia, vamos agora arregaçar as mangas”, pontuou.
Lukano Sá se filia ao Progressistas e ensaia candidatura em Oeiras
Se depender de Ciro Nogueira, Lukano Sá vai concorrer à prefeitura de Oeiras em outubro. E o senador fez festa em sua casa, em Teresina, para a filiação do ex-prefeito ao Progressistas.
😵💫 DEU RUIM: É que Ciro não gostou nadinha de não ter sido consultado sobre o lançamento de Zé Alberto, vice de Zé Raimundo (PP), como pré-candidato a prefeito pelo PSD, partido da base do governador Rafael Fonteles.
Júnior Macêdo reforça chapa do PDT em Teresina
O PDT continua reforçando a chapa de pré-candidatos a vereador em Teresina. Nesta terça-feira (2), mais um nome se filiou à sigla. Quem chega para a composição proporcional é o empresário e suplente de vereador Júnior Macêdo, até então no PSD. A meta de Evandro Hidd, presidente estadual do PDT, e do presidente da Câmara, Enzo Samuel, é eleger quatro ou até cinco vereadores na capital.
O ato de filiação, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Teresina, contou com a presença do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e do deputado estadual Oliveira Neto (PT), além de pré-candidatos pedetistas, como Floro Mauel, John Wallace, Wilson da Educação, dentre outros.
Teresinha Medeiros agora é Fábio Novo
A vereadora Teresinha Medeiros (UB) decidiu pelo apoio ao pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, do Partido dos Trabalhadores. É mais uma baixa na base do prefeito Dr. Pessoa. A adesão foi costurada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
No Instagram, o deputado estadual comemorou a adesão. "Sempre defendemos que todos, independentemente de suas filiações partidárias, são bem-vindos para reconstruir nossa cidade. Esta é mais uma voz feminina que se une a nós, somando forças para este objetivo", escreveu Novo.
Até sexta-feira (5), ela irá se filiar a um partido da base do governador Rafael Fonteles (PT). O caminho mais provável é o MDB.
A coluna conversou ainda com o deputado Franzé Silva, que avisou: tem mais apoios chegando. Sim, ele fala de mais um vereador aderindo a Novo. Apostas?
Chapa do Progressistas 'tá on'; Ciro Nogueira vai em busca da 6ª vaga
O Progressistas apresentou, nesta segunda-feira (1º), a chapa proporcional da sigla em Teresina. A composição reúne políticos tradicionais do partido, como o próprio Aluísio Sampaio, vereador e pré-candidato à reeleição, e também nomes da direita na capital.
A apresentação foi na sede do partido, na Zona Leste, com a presença do senador Ciro Nogueira, que espera a eleição de até cinco nomes no pleito de outubro, não descartando a possibilidade do sexto nome.
"Acho que a gente consolidou a quinta vaga, e agora o nosso grande trabalho, através da mobilização, do voto de legenda, dos nossos deputados estaduais e federais e a minha participação, buscarmos a sexta vaga, que seria histórico para o nosso partido", avalia o senador.
O grupo faz palanque para Sílvio Mendes (UB), que também prestigiou o ato, "abençoando" a chapa.
Thanandra vai para o Republicanos e 'puxa chapa' ao lado de Ana Fidelis
O deputado estadual Jeová Alencar apresentou nesta quinta-feira (28) parte da chapa do Republicanos e confirmou a filiação da vereadora Thanandra Sarapatinhas à sigla. Ela se junta à Pastora Ana Fidelis como puxadoras de voto na composição proporcional.
A chapa tem ainda nomes como o da advogada Isabella Paranaguá e a liderança Jonatas Miranda, presidente do Sindicato dos Empregados de Empresa de Asseio e Conservação do Piauí.
Pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Sílvio Mendes (UB), Jeová diz que a chapa tem potencial para eleger até dois vereadores na Câmara de Teresina.
Todo cidadão precisa participar da luta anticapacitista, defende Vinicius
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) se manifestou no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, em apoio ao presidente da Casa, o deputado estadual Franzé Silva (PT), que registrou Boletim de Ocorrência após o filho, autista, ter sido vítima de discriminação no último fim de semana, em um restaurante da capital.
Para Vinicius, um dos caminhos para enfrentar o problema é investir na formação das pessoas. Ele ainda destacou projetos como o Empresa Amiga da Inclusão, sancionado pelo governo do Estado, voltado ao fortalecimento da acessibilidade para PcDs em ambientes das empresas.
"A dor causada, as sequelas causadas nos filhos, nos parentes, nas pessoas que estão ao lado, quando você não sabe o que é não incluir. Você causa uma ferida deste tamanho desta família que presencia uma cena de descaso social. A lei a gente já aprovou, que vai ser uma plataforma disponibilizada pela Secretaria de Educação, pela capilaridade e pela possibilidade de se receber o certificado depois de concluso. A gente precisa investir no ponto da formação das pessoas, para que elas tenham consciência do que é não incluir", afirma Vinicius.
O petista reforça ainda que "todo cidadão precisa estar mobilizado para participar da luta anticapacitista e fazer a sua parte para combater as injustiças e preconceitos sofridos pelas pessoas com deficiência". "Meu trabalho enquanto médico e deputado estadual, é pautado, desde sempre, na luta anticapacitista e no reconhecimento do papel que cada pessoa, com suas especificidades e diferenças, possui em nossa sociedade", completa.
Escola do Legislativo abre curso gratuito de instalações fotovoltaicas
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), anunciou a abertura de mais um curso da Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho: noções básicas de instalações fotovoltaicas.
As aulas serão ministradas pelo professor Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, onde também serão realizadas aulas práticas. O curso será 100% gratuito, com foco em pessoas inscritas no CadÚnico. As informações estão disponíveis na página da Câmara de Teresina, no endereço https://www.teresina.pi.leg.br/
"O outro curso com inscrições abertas é o de marketing político e mídias digitais com o professor Glauco Rojas, publicitário e estrategista", avisa Enzo Samuel.
A escola do legislativo já ofertou 18 cursos com temas de interesse social e institucional.
Coelhinho da Páscoa vai 'engolir' as chapinhas em Teresina
O coelhinho da Páscoa não traz boas notícias para os "pequenos". Após o feriadão da Semana Santa, serão poucos os partidos a sobreviverem à guerra da formação das chapas proporcionais. Principal motivo? Falta cauda!
Do lado do Palácio de Karnak, além da chapa da Federação PT/PCdoB/PV, restarão MDB, PDT, Solidariedade, PSD e PSB. Agir e PMB ensaiam reação, mas devem ser engolidos pelo PDT.
'Veio aí' a chapa PSDB/Cidadania! Mas João Vicente Claudino não foi
A Federação PSDB/Cidadania, em Teresina, apresentou a sua chapa de pré-candidatos a vereador. A lista à qual a coluna teve acesso tinha 29 nomes, mas dois estavam riscados de caneta.
Logo no topo, os puxadores de votos: o vereador Paulo Lopes, pré-candidato à reeleição [que não estava presente], e Hélio Melo, que irá concorrer no lugar do pai, o vereador Edson Melo. O jornalista Pedro Alcântara também está na lista.
CADÊ ELE? O convite para o ato, na Câmara Municipal de Teresina, anunciava a presença do pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o empresário João Vicente Claudino. Após quase uma hora de atraso, ele avisou que não compareceria, por questões de saúde de um familiar.
HOJE NÃO! Jorge Lopes, que se apresenta como “presidente indicado da federação” na capital, um dos braços direitos de João Vicente, informou à coluna que não colocará seu nome à disposição. “Concentrei meu esforço para termos um bom nome na majoritária e ajudei na formação da proporcional”, justifica.