Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 31 de 98Zé Filho no Karnak e o 'joinha' com Nolleto. Haverá sinais...
'Quando eu for aderir ao Fábio Novo não direi nada, mas haverá sinais'. Até poderia ser essa a legenda da foto do vereador Zé Filho ao lado de Henrique Pires (MDB) e do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, no Palácio de Karnak, feita nesta sexta (23). Mas o vereador insiste que, apesar dos assédios, quer ficar com Dr. Pessoa. Então tá!
PL de Dr. Vinicius reconhece utilidade pública da 'Associação Arte Sertão'
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí o Projeto de Lei nº 9/2023, que reconhece a utilidade pública da Associação Arte Sertão, no município de Oeiras.
A associação, em funcionamento desde 2019, tem atividades voltadas para a promoção da arte e cultura, com defesa dos direitos sociais para a comunidade.
Na justificativa, o deputado ressalta que a Arte Sertão presta serviço relevante e de interesse público no município, realizando exposições e promovendo a interação da cultura e da arte. A matéria será encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para deliberação
José de Freitas | Roger Linhares lança Pedro Gomes dia 9 de março
Já tem data marcada para o lançamento de Pedro Gomes (PT) como pré-candidato a prefeito de José de Freitas, com o apoio do prefeito Roger Linhares (Progressistas). Será no dia 9 de abril, em um mega evento, cuja presença do governador Rafael Fonteles (PT) é esperada.
E já tem nomes sendo cotados para a vice. O mais forte deles é o do empresário Iran Felinto, neto do ex-prefeito Onofre Felinto.
À coluna, Iran confirmou o convite. Mas diz que trabalha primeiro para que o grupo chegue à unidade e que prefere aguardar por uma definição dentro da base do prefeito Roger. Contudo, não descartou a possibilidade de aceitar o desafio.
Isabella Paranaguá fecha com Jeová e vai se filiar ao Republicanos
A advogada e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Isabella Paranaguá, vai se filiar ao Republicanos. A informação foi confirmada à coluna, nesta quinta-feira (22), pelo deputado estadual Jeová Alencar, presidente estadual da sigla.
Isabella, que preside a Comissão Nacional de Direito das Sucessões do CFOAB, é também um reforço para a pré-campanha de Jeová a prefeito de Teresina e, apesar de cotada para a disputa proporcional, seu nome não é descartado para a composição majoritária, podendo ser vice do deputado.
Com a adesão da advogada, o Jeová marca um novo momento da sua pré-campanha, com foco nas classes A e B. Ele deve, nas próximas semanas, reforçar o diálogo com entidades de classe, como a própria OAB, e empresários do setor da construção civil.
Novo recebe apoio da Fetag e debate políticas para a Zona Rural de Teresina
O deputado estadual Fábio Novo (PT) recebeu, nesta quinta-feira (22), o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG) na sua pré-campanha a prefeito de Teresina. O petista esteve na sede da entidade e debateu com trabalhadores e trabalhadoras rurais ideias que serão incorporadas ao plano de governo do Partido dos Trabalhadores.
“Eles têm 60 anos de tradição e fico muito feliz hoje de ver aqui vários trabalhadores rurais, um auditório lotado manifestando apoio à nossa pré-campanha", comenta Fábio.
Na conversa, ele diz que o grupo pediu um olhar especial pela zona Rural da capital. "Em 2024, nós ainda temos comunidades rurais de Teresina que ainda não têm abastecimento de água. É preciso trabalhar para investir, com assistência técnica, com tecnologia de energia solar, que hoje é barata, você pode alimentar esses poços que estão sem atender", explica o deputado.
Lembrou ainda que Teresina é, das capitais do país, a que tem maior área rural. E que ainda é pouco o aproveitamento dos dois rios no abastecimento desta produção. Novo destaca ainda a necessidade de garantir assistência técnica a mais de 3 mil famílias que hoje trabalham em hortas na capital.
"São medidas simples, que com planejamento e com recursos, nós poderemos enfrentar toda essa problemática", pontua.
Luís André retorna ao mandato dia 2 de março. E Zé Filho?
O vereador Luís André (UB) já tem data para retornar ao mandato na Câmara de Vereadores de Teresina. Nesta quinta-feira (22), ele esteve na Casa Legislativa e confirmou a Zé Filho (Republicanos) que reassume a cadeira dia 2 de março. Por regra, poderia esperar até abril.
André só não sabe ainda do futuro partidário. O “plano A” era se filiar ao Partido Liberal na janela. Mas ele mesmo admite que a chapa - que contaria com Leonardo Eulálio, Neto do Angelim, Teresinha Medeiros e Valdemir Virgino - “esfriou”.
O “plano B” é se filiar ao Republicanos. Mas a indefinição quanto ao comando da sigla é um entrave não só para Luís André, como para o próprio prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que só na próxima semana deve se reunir com o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira.
E ZÉ FILHO?
O vereador tem repetido que fica com o prefeito Dr. Pessoa. Mas, a interlocutores, tem falado da insatisfação com o atendimento de demandas feitas à gestão. Some-se a isso, todo empenho do deputado estadual Henrique Pires (MDB) em levá-lo para o palanque de Fábio Novo (PT).
A aposta da coluna é que a volta de Luís André pode dar o empurrãozinho final para o rompimento de Zé Filho com o Palácio da Cidade.
Família (re)unida! Pollyana Rocha e Pulim no mesmo palanque em 2024
Se na eleição passada eles estavam em grupos separados, em 2024, Pollyana Rocha (PV) e o pai, o ex-vereador Pulim, estarão no mesmo palanque. Definição essa selada em uma reunião no Palácio de Karnak, com o governador Rafael Fonteles. Pulim soma à pré-campanha de Fábio Novo (PT) um reforço na Zona Sul de Teresina, onde é liderança histórica. Para Pollyana, um reforço também na pré-campanha a reeleição. Bom é assim, família unida!
Inácio Carvalho fica no PRD e no palanque de Dr. Pessoa
Mesmo tendo laços familiares com Rafael Fonteles (PT), o vereador Inácio de Carvalho (Progressistas) disse que não pretende apoiar o pré-candidato do governador a prefeito de Teresina. À coluna, garantiu que estará no palanque do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A real é que Inácio decide motivado por questões partidárias. Para ter condições de reeleição, o melhor dos cenários para o vereador é permanecer no PRD, que está hoje na base do Palácio da Cidade. Mas, quem sabe a sigla, lá na frente, não decida liberar os filiados para apoiar o nome do coração...
Firmino estaria no palanque de Fábio Novo? Lucy Soares responde ao Ielcast
A coluna teve acesso, com exclusividade, a um trecho do episódio inédito do Ielcast com a ex-deputada estadual e ex-primeira-dama de Teresina, Lucy Soares. Na conversa com o jornalista Ieldyson Vasconcelos, a viúva de Firmino Filho diz ter certeza que o ex-prefeito subiria no palanque de Fábio Novo e do Partido dos Trabalhadores, se isso representaze priorizar a população de Teresina.
"Tenho certeza disso [que ele abraçaria Fábio Novo]. Conhecendo o Firmino, com certeza. Às vezes, a gente tem que colocar de lado as diferenças, como ele sempre colocou", afirmou Lucy.
A ex-deputada citou, na sequência, diversas parcerias que o próprio Firmino fez em nome da cidade, como com o ex-deputado Assis Carvalho. "Ele ajudou muito o Firmino. Ele sempre colocou de lado a questão partidária e priorizou a população", conta.
Lucy defende ainda a aliança da filha, a deputada estadual Bárbara do Firmino, e do presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes. "Tanto a Bárbara, quanto o Luciano, eles estão priorizando a população. Eles querem reconstruir a cidade de Teresina. E para reconstruir, precisamos de pessoas e mentes que tenham esse objetivo".
JVC, ninho de poucos tucanos e um lançamento para inglês ver
Está difícil de acreditar que a pré-candidatura de João Vicente Claudino é pra valer. Uma foto (veja abaixo) ajuda a decifrar o enigma. É da celebração do Jubileu de Ouro do padre Tony Batista.
Nela, aparecem Sílvio Mendes e Marco Antônio Ayres, um dos coordenadores da pré-campanha silvista. Nada demais, se não fosse o fato de que horas antes, o próprio Marco Antônio estava alegre e retumbante defendendo o nome de JVC.
Ato esse que foi puro suco de bolsonarismo, com direito a bandeira do Brasil e até de Israel, reunido nomes que apoiam ou apoiaram o ex-presidente. Gente do União Brasil, PL e Progressistas que "hablou" em nome do PSDB.
Não precisa de bola de cristal para saber que o intento do grupo é um só: forçar a barra para colocar o PSDB nos braços de Ciro e Silvio, num último esforço de se apropriar da imagem do ex-prefeito Firmino Filho.