Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 35 de 98Lira à base de Pessoa: se pegar outro prefeito, tem que fazer tratamento
Na abertura do Ano Legislativo na Câmara de Vereadores de Teresina, o líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Casa, o vereador Antônio José Lira (Republicanos), bateu a real: a atual gestão não tem base consolidada.
"Base não tem, nunca teve. Quem ainda conseguiu fazer a base com 15, foi o vereador Antônio José Lira. Teve votação aqui, que modestia à parte falando, que oito colegas disseram: 'eu vou votar por você'", afirma o vereador.
Lira ainda provoca, ao dizer que Dr. Pessoa é o prefeito que melhor tratou os vereadores na gestão. "Se ele não ganhar, tem vereador aqui que conviveu com Dr. Pessoa, que depois, quando pegar outro prefeito, tem que fazer tratamento", diz.
Dr. Pessoa falta à sessão de abertura do Ano Legislativo na Câmara
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), não compareceu nesta terça-feira (6) à sessão de abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal de Teresina. A mensagem do Executivo foi trazida à Casa e será lida no plenário pelo secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.
Aos jornalistas, o secretário explicou que o prefeito apresentou irritação no olho, com muita vermelhidão. E decidiu então suspender o compromisso e enviar um representante.
Na mensagem, o Executivo destaca obras de pavimentação, recuperação de estradas na zona Rural, obras de ampliação da rede de iluminação, e empreendimentos como o Hospital da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira.
Secretário de Educação Nouga Cardoso deixa gestão de Dr. Pessoa
Mais uma mudança na administração do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Na manhã desta quinta-feira (1º), o professor Nouga Cardoso Batista entregou o comando da Secretaria Municipal de Educação.
Na carta entregue ao prefeito de Teresina, Nouga expressa que não está mais disponível para comandar a pasta. Não é a primeira vez que Nouga expressa insatisfação com a falta de autonomia na Semec. Desta vez, oficializou a sua saída.
"Ao tempo em que cumprimento Vossa Excelência, aproveito do presente expediente para comunicar ao nobre Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a minha não disposição de continuar exercendo o honroso cargo de Secretário Municipal de Educação do Município de Teresina, a partir do dia 5 de fevereiro de 2024. Neste ensejo, agradeço a confiança a mim depositada e já me colocando à disposição para fazer a transmissão do cargo a outro escolhiso por Vossa Excelência."
Inscrições do PROUNI podem ser prorrogadas após atraso no resultado do SISU
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (PROUNI) podem ser prorrogadas por 24 horas. É o que prevê o ministro Camilo Santana, da Educação, em razão do atraso na divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
"Por conta do atraso na divulgação do SISU, vamos avaliar se prorroga ou não mais um dia, por conta dessas praticamente 24 horas do atraso da divulgação do SISU, e talvez haja necessidade de prorrogar por mais 24 horas o PROUNI”, afirmou o ministro nesta quarta-feira (31), em entrevista no Canal GovBR.
As incrições para o PROUNI iniciaram na segunda-feira (29). Os interessados em participar devem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de 1º de fevereiro. São ao todo 406.428 bolsas ofertadas — sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%) —, distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Mas o resultado do SISU, que deveria sair no dia de ontem, acabou sendo adiado. Em nota, o MEC disse que “identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro”.
Camilo tranquilizou os estudantes e disse que o resultado sairá na tarde de hoje. “A equipe de TI solicitou algumas horas para resolver, solucionar os problemas, então a previsão é que agora, no início da tarde, possa estar sendo divulgado o resultado do SISU”, explica.
Camilo Santana confirma retomada de 113 obras da educação no Piauí
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que os municípios piauienses incluíram 113 obras inacabadas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A informação foi dada em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, que nesta quarta-feira (31) contou com a participação da Rádio Meio Norte.
Ao todo, explica Camilo, 175 obras no Piauí, custeadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram encontradas paralisadas pelo governo Lula. Em todo o país, eram mais de 5.600. Com o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, anunciado no ano passado via Medida Provisória, permite corrigir o valor das obras, algumas paralisadas há mais de 7 anos. Parte das obras serão relicitadas para a correção do valor pelo Índice Nacional da Construção Civil.
Só no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) concluiu 631 obras que estavam em andamento. O que foi possível graças à estipulação de critérios objetivos pelo Governo Federal, para o pagamento dos recursos pelo FNDE. “Fui governador do Ceará e precisei entrar na justiça, no Supremo Tribunal Federal, para receber os recursos que o FNDE devia às obras do meu estado. No governo passado, só pagava, quem eles queriam”, diz o ministro.
O primeiro passo, segundo ele, foi estabelecer um “critério republicano”, que permitiu pagar em 2023 mais que o dobro de 2022 às obras custeadas pelo Fundo.
"Para obras paralisadas e inacabadas, esse passivo, fizemos uma lei, e agora estamos retomando, as obras que estavam em encaminhamento, colocar todas em dia, pagar o atrasado e manter o pagamento em dia para que não paralisem mais, e as novas obras que serão agora anunciadas, a primeira leva de novas obras para a educação básica, para que a gente possa concluir", explica Camilo.
PL apresenta chapa, ganha SAAD, mas tem desafio com a direção nacional
A chapa proporcional do PL está desenhada. E nesta segunda-feira (29), o grupo saiu da casa do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), com mais uma indicação na gestão: o comando da SAAD Rural. Além de Leonardo Eulálio, presidente municipal do PL, estão certos na chapa os vereadores Valdemir Virgino (Semjuv), Neto do Angelim (FCMC), Teresinha Medeiros, Luis André (SEMAM) e o superintendente da SAAD Leste, Gustavo Gayoso.
Juntos, eles pretendem agora ir a Brasília para apresentar a chapa e debater com o presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, sobre a possibilidade de coligação com o prefeito.
Entregar o partido a Dr. Pessoa já foi descartado pelo próprio Valdemar. Já Leonardo tem deixado claro que o PL não terá candidatura majoritária - nem a prefeito, nem a vice. Mas o partido, em coligação formal, poderia agregar tempo de propaganda na TV e no rádio e, na melhor das hipóteses, uma parcela boa de recursos do Fundo de Financiamento de Campanha.
Vão convencer Valdemar?
Lira e Roberval se entendem; DC pede mais espaços na gestão Pessoa
Roberval Queiroz e Antônio José Lira finalmente se entenderam. Nesta segunda-feira (29), o líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara de Teresina confirmou que irá se filiar ao Democracia Cristã para disputar a reeleição.
Na avaliação de Roberval, que preside a sigla em Teresina, a chapa tem hoje viabilidade de eleger até três nomes. Mas o vereador - que indica o comando da Saad Sudeste I, onde a esposa Vani Queiroz é superintendente - cobra do prefeito mais espaço para o grupo na gestão. Ele reclama ainda do assédio de nomes da própria base do Palácio da Cidade e diz que Dr. Pessoa precisa se posicionar para evitar uma crise interna.
Além de Roberval e Lira, a chapa do DC reúne nomes como Sérgio Bandeira, Karla Berger - atual secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Carpejane, Socorro Ribeiro, Luciana Sebim, Bruno Pessoa, Rafael Pesqueirinho, dentre outros.
Para viabilizar candidatura, Teresa Britto não descarta deixar o PV
Presidente do Partido Verde no Piauí, a ex-deputada Teresa Britto não descarta deixar a sigla para garantir sua candidatura a prefeita de Teresina. Por força da federação que une o PV ao PT e ao PCdoB, ela encontra dificuldades de viabilizar seu nome, já que os outros dois partidos estão fechados no apoio a Fábio Novo (PT).
“Sou Rafael [Fonteles] a nível estadual, mas a nível municipal não sou Fábio [Novo]. Então, se eu tiver um partido com estrutura e que me dê garantias, monto uma chapa de vereadores e me coloco à disposição de Teresina”, afirmou Teresa à coluna.
Uma das alternativas seria o Podemos. Mas Teresa não admite tais conversas.
CONEXÃO DF
Enquanto isso, a vereadora Pollyana Rocha embarca para Brasília na próxima semana. Terá uma agenda com o comando do PV? A coluna aposta que sim!
Dr. Pessoa reage e nega investidas junto ao PL
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), negou que tenha procurado o Partido Liberal em busca do comando da sigla no Piauí. A informação foi repassada nesta sexta-feira (26) pelo secretário de Comunicação, Thesco Silva, ao quadro Bom Dia Política, do Bom Dia Meio Norte, com Ieldyson Vasconcelos.
Ontem, a coluna trouxe com exclusividade a negativa do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, ao gestor. "Para o prefeito de Teresina, em hipótese nenhuma", respondeu o dirigente partidário ao ser questionado da possibilidade de que Dr. Pessoa pudesse chefiar o diretório.
ALIADOS QUEREM
Porém, nas últimas semanas, fontes ligadas ao Palácio da Cidade apontaram o PL como alternativa para o prefeito, que luta para assegurar filiação em uma sigla a tempo de garantir sua candidatura à reeleição. Um esforço que parte também de pré-candidatos a vereador da base do prefeito, que querem uma sigla robusta para abrigar a chapa proporcional do grupo.
A situação de Dr. Pessoa ficou ainda mais incerta com o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Jeová Alencar, pelo Republicanos. O prefeito diz ainda não ter desistido do partido, mas nos bastidores há o esforço para garantir um partido 100% comprometido com o projeto de Pessoa.
Valdemar sobre comando do PL com Dr. Pessoa: ‘Em hipótese nenhuma’
O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, afastou qualquer possibilidade de que o comando da sigla, no Piauí, fique com o grupo do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
“Para o prefeito de Teresina, em hipótese nenhuma”, respondeu o líder partidário em troca de mensagens com a coluna, nesta quinta-feira (25).
O partido foi apontado como uma alternativa ao gestor, que deve deixar o Republicanos diante da incerteza, agora que o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) confirmou sua pré-candidatura.
A cada dia que passa, reduzem as opções de partido para o prefeito de Teresina. Ele corre contra o tempo para se firmar em uma sigla que lhe dê garantias para a candidatura a reeleição. Uma das condições de elegibilidade é justamente estar filiado a um partido político a pelo menos 6 meses da data da eleição.
Há poucos dias, o presidente municipal do PL, vereador Leonardo Eulálio - da base do prefeito, com indicações na gestão - sinalizou que o partido não tem planos de lançar candidatura majoritária na capital piauiense. A estratégia, segundo ele, inclui apenas candidaturas proporcionais.
POUCOS CAMINHOS
No PRD, outra alternativa, há resistência. O próprio presidente estadual, vereador Bruno Vilarinho - que é da base do prefeito - já deixou claro que abrirá diálogo com outras forças, como o próprio Jeová, além dos pré-candidatos Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (UB).
Restam Avante, Democracia Cristã e o PRTB. Contudo, são partidos com menor estrutura, considerando recursos do Fundo de Financiamento de Campanha e tempo de TV.