Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 50 de 98Firmino, Torquato, Júnior do Salve Rainha: 3 nomes para um só museu
A Câmara de Vereadores de Teresina manteve, na sessão desta terça-feira (4), o veto nº 07/2023, de autoria do Executivo Municipal, ao Projeto de Lei 90/2023, que dispunha sobre a denominação de “Prefeito Firmino Filho” ao Museu da Imagem e do Som.
A decisão do plenário se deu por sinalização da liderança do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Casa, de que vai sugerir ao Palácio a denominação “Francisco das Chagas Júnior Araújo”, idealizador do coletivo Salve Rainha, vítima de um acidente trágico em 2016. A homenagem havia sido aprovada pelos próprios vereadores naquele ano e teve apoio do então prefeito Firmino Filho.
A discordância em torno do nome do museu acalorou o debate no Plenário, com parte dos vereadores defendendo que prevaleça a primeira homenagem aprovada. E quem votou pela derrubada do veto, como o vereador Evandro Hidd (PDT), levantou dúvida sobre os efeitos práticos da votação, já que não há garantia de que o prefeito mude a denominação do prédio.
OCUPAÇÃO CULTURAL
O movimento Salve Rainha tinha como foco a ocupação cultural de espaços urbanos. E um destes espaços foi justamente o prédio da antiga Câmara de Vereadores de Teresina, que passou anos abandonado, e passou a receber shows musicais, exposições e apresentações artísticas. Na época, o então Firmino usou as redes sociais para defender que o prédio recebesse o nome de "MIS Júnior", em homenagem ao idealizador do movimento.
Tucanos x Pessoa: PSDB aposta na comparação dos modelos de gestão
O ex-secretário municipal Fernando Said reafirmou que o PSDB segue com a pré-candidatura de Luciano Nunes Filho, para a prefeitura de Teresina. Em entrevista à coluna nesta segunda-feira (3), afirmou que o partido não tem motivos para abrir mão da candidatura.
“A premissa sempre foi essa, o PSDB tem candidatura própria e o nome do pré-candidato é Luciano Filho”, afirmou Said.
À coluna, disse ainda que o cenário da eleição na capital, no próximo ano, “vai ter foco virtualmente, e de maneira muito objetiva e pragmática, na comparação entre a atual gestão e as gestões que nós tivemos no passado, que foram gestões de sucesso”.
Logo, ele avalia, não há razões para o partido desistir candidatura própria.
BÁRBARA NO PSDB
Nos bastidores, muito se discute sobre a possibilidade de a deputada estadual Bárbara do Firmino deixar o Progressistas para concorrer à prefeitura de Teresina pelo PSDB. Mas líderes do partido alegam não terem sido comunicados sobre a possibilidade.
Nem Bárbara, nem Sílvio: ex-secretário de Firmino revela apoio para 2024
O professor Charles da Silveira, ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde na gestão Firmino Filho, confirmou que vai apoiar o nome de Enzo Samuel, presidente da Câmara de Vereadores, como pré-candidato a prefeito em 2024.
A informação foi confirmada à coluna nesta segunda-feira (03), quando Charles esteve na sede do Legislativo Municipal, participando da inauguração da escola do legislativo da Câmara, que leva o nome do ex-prefeito, in memoriam.
Apontado nos bastidores como "silvista", denominação dada aos apoiadores de Silvio Mendes (União Brasil), Charles diz que seguirá com o seu partido. "Enquanto o PDT tiver candidato, estarei acompanhando", afirma. Recentemente, à imprensa, o professor afirmou que não há um depositário do legado político de Firmino, atribuindo-o à população.
Hoje, esse legado tem sido atribuído à deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas), pré-candidata a prefeita. Um reconhecimento feito, de público, pelo próprio ex-prefeito Sílvio Mendes, que é cotado para compor majoritariamente com a deputada no próximo ano.
“Quem achar que tem rusgas entre Fábio e Franzé, está apostando errado”
Conclamados a baixar a guarda, até que o PT decida quem vai concorrer à prefeitura de Teresina em 2024, Franzé Silva (PT) e Fábio Novo (PT), que disputam a vaga, chegaram juntos ao plenário da Câmara de Vereadores de Teresina, nesta segunda-feira (03), onde foram prestigiar a sessão solene de instalação da Escola do Legislativo Vereador Firmino Filho.
Atravessaram o plenário aos risos, sentaram juntos, até que foram separados pelo cerimonial, que chamou Franzé para compor a mesa de honra, na posição de presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
Nas entrevistas, fizeram questão de afastar qualquer animosidade, dando como natural o movimento de disputa no PT. “Não vai ter briga. Quem achar que tem rusgas entre Fábio Novo e Franzé, está apostando errado, nós temos uma boa relação", afirmou Novo. Já Franzé fez questão de dizer que ofereceu carona ao colega de parlamento, para que chegassem juntos ao evento.
Coincidência ou não, o gesto ocorreu na manhã seguinte à reunião de líderes do PT, na casa do governador Rafael Fonteles, com a presença do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social), cujo recado foi exatamente a necessidade de unir forças para a construção de uma candidatura viável em Teresina.
Teresina: PT define candidato em agosto e descarta prévias
O Partido dos Trabalhadores bateu o martelo sobre o prazo para a escolha do candidato a prefeito da sigla, em Teresina. De acordo com Cicero Magalhães, presidente do diretório petista na capital, o nome será definido em agosto.
A data foi acertada na noite deste domingo (02/07), em encontro na casa do governador Rafael Fonteles, com a presença do ministro Wellington Dias, da secretaria da Sasc e ex-governadora Regina Sousa, além de Pedro Calisto e o próprio Magalhães.
Em entrevista, o dirigente partidário descartou a possibilidade de realização de prévias para a escolha, que deve ser conduzida, a pedido dos líderes, através do consenso.
Unidos, Rafael e W.Dias dão recado importante para o PT
O governador Rafael Fonteles (PT) recebeu em sua residência, na noite deste domingo (02/07), lideranças importantes do Partido dos Trabalhadores no estado, incluindo o próprio ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, além da secretária da Assistência Social, Regina Sousa, do presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães, e Pedro Calisto.
O registro publicado nas redes sociais, em que o grupo aparece de mãos dadas, é um sinal claro de que os líderes estarão unidos na tomada de decisão sobre a sucessão municipal, em especial na capital.
Os dois líderes querem ainda a base do Palácio de Karnak unida na corrida pela prefeitura de Teresina, claro que com o PT encabeçando a chapa majoritária. Um desafio, tendo em vista que MDB e PSD, buscam lançar candidaturas ao Palácio da Cidade. Ao escolhido, fica a tarefa de ampliar o diálogo em busca do consenso.
Com Bolsonaro inelegível, Mão Santa se lança candidato à presidência
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, lançou seu nome como pré-candidato à presidência da República em 2026. A declaração foi dada ao jornalista independente, Ângelo Carvalho, conhecido nas redes como Repórter Engravatado, ao ser questionado sobre a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, declarada após julgamento no Tribunal Superior Eleitoral.
Mão Santa lamentou a decisão, afirmando que nunca viu um momento tão "conturbado" no país, até que decidiu se lançar como opção para os eleitores da direita bolsonarista (vídeo no final da matéria).
Não é a primeira vez que o político piauiense se lança candidato à presidência. Apoiador de Bolsonaro, Mão Santa chegou a ser cotado para concorrer como vice do ex-presidente.
Chico Lucas declara apoio a Fábio Novo como pré-candidato do PT
O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, declarou apoio ao deputado estadual Fábio Novo (PT), como pré-candidato do partido a prefeito de Teresina. A informação foi confirmada à coluna nesta sexta-feira (30), durante o evento de inauguração do posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, localizado na Câmara de Vereadores de Teresina.
“Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores, sempre tive essa identidade, sempre participei da pauta progressista, e neste momento na disputa entre as pre-candidaturas, minha simpatia é pelo deputado Fábio Novo”, afirmou Chico.
Chico já é o sexto nome da equipe de Rafael Fonteles a declarar apoio a Fábio Novo. Antes dele, Fábio Xavier (Agronegócio e Empreendedorismo Rural), Daniel Oliveira (Meio Ambiente), Zenaide Lustosa (Mulheres), Washington Bonfim (PSB) e Rodrigo Cavalcante (Idepi), já fizeram manifestação pública em favor do deputado, que é líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí.
O gesto também afasta os rumores de que Chico possa ser, no fim das contas, escolhido por Rafael para concorrer à prefeitura de Teresina. À coluna, o secretário deixou claro que seu projeto na pasta da segurança é de "quatro anos" e que nunca tratou do assunto com o governador do Piauí.
Os 200 de Franzé Silva: “Teresina não aceita mais aventureiros”
Pré-candidato pelo PT, o deputado estadual Franzé Silva reuniu na noite desta quinta-feira (29), em Teresina, cerca de 200 pré-candidatos a vereador de partidos que apoiam seu nome para prefeito da capital.
Além de nomes do próprio PT, estavam presentes pré-candidatos do Solidariedade, AGIR, PMB, PMN, Podemos e Rede Sustentabilidade, incluindo dirigentes partidários destas siglas, como o deputado estadual Evaldo Gomes (SDD), e nomes como Gessy Lima, ex-candidata a governadora, o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, a vereadora Fernanda Gomes, dentre outros.
A estratégia do deputado é apostar na coalizão de lideranças partidárias para ganhar força no Diretório do Partido dos Trabalhadores, que em agosto decidirá o nome para concorrer em 2024. Estão no páreo ainda o deputado federal Merlong Solano e o deputado estadual Fábio Novo, que retorna nesta sexta-feira (30) de Roma, após agendas com o governador Rafael Fonteles (PT).
"O PT nunca ganhou eleição em Teresina porque sempre entrou isolado. Para ganhar eleição, administrar uma cidade e entender o povo, tem que esquecer ideologia e olhar a população como um todo", afirmou Franzé em seu discurso.
O deputado fez ainda críticas indiretas à administração de Dr. Pessoa (Republicanos) e às administrações tucanas. "Teresina não aceita mais aventureiros. E quem já foi prefeito quatro, oito anos e não resolveu os problemas do transporte público, de alagamentos, da saúde quando foi prefeito, não vai resolver esses problemas agora, não adianta vir com promessa fantasiosa", disse.
Deputada diz ter sido barrada em projeto da Prefeitura de Teresina
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) disse ter sido impedida de fazer uma vistoria ao Projeto Florescer Sul, no bairro Promorar, em Teresina, na manhã desta quinta-feira (29/06). O local presta serviço de acolhimento para mulheres e cerca de 120 crianças em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica, de diversos bairros da Zona Sul.
O Projeto Florescer foi criado em 2015, ainda na gestão do ex-prefeito Firmino Filho. À época, era denominado "Projeto Amor de Tia", mas foi renomeado pela atual gestão, que também ampliou o atendimento prestado no local, inclusive com a oferta de cursos profissionalizantes, em parceria com a Fundação Wall Ferraz.
"Estávamos lá para esse projeto que foi criado pelo prefeito Firmino Filho, juntamente com a deputada Lucy Soares. Queríamos dar essa representatividade e estender para mais lugares do nosso estado. Mas, infelizmente, fomos impedidos", disse.
"Ela chegou com lapela, equipe de produção, para gravar vídeo. E a coordenadoria disse que não poderia fazer filmagens dentro do serviço, que cuida de mulheres em situação de vulnerabilidade. Mas ela foi autorizada a entrar e conhecer o local. Até foi convidada para participar de uma festa que iremos promover hoje à tarde", afirmou Karla, dizendo ainda que a deputada queria fazer "política" e "autopromoção" com a situação.