Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 96 de 97Kleber Montezuma vota ao meio-dia no Dom Barreto
Kleber Montezuma, candidato do PSDB à prefeitura de Teresina, vai votar por volta de 12h no Instituto Dom Barreto, no Centro da capital.
Já a apuração das urnas, ele irá acompanhar no comitê de campanha, na Zona Leste, ao lado da equipe e de apoiadores.
Dr. Pessoa irá votar pela manhã e acompanhar apuração no comitê
O candidato a prefeito pelo MDB, Dr. Pessoa (MDB), vai votar no domingo (29) logo no começo da manhã, por volta de 8h30.
A seção do emedebista é localizada na Escola Municipal Professor Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente.
Pessoa irá acompanhar a apuração no comitê de campanha, no bairro São Cristóvão.
A previsão é que ele atenda a imprensa por volta de 20h.
Kleber consegue direito de resposta na propaganda de Dr. Pessoa
A juíza Tânia Regina Sousa, da 63ª Zona Eleitoral, concedeu direito de resposta à coligação "O Povo Faz Acontecer", encabeçada por Kleber Montezuma (PSDB), a ser exibido na propaganda de Dr. Pessoa (MDB).
Na representação eleitoral, a coligação tucana apontou propaganda ofensiva e difamatória em trecho do programa eleitoral do emedebista, que se refere a Kleber como "escravo da elite servindo às oligarquias (...)" e "que rouba nossos sonhos há três décadas".
"Verifico a existência de ofensa pessoal do Representado, bem como a existência de fato grave de conteúdo difamatório ali noticiado sem comprovação de sua veracidade, o que ultrapassa o limite da liberdade de expressão", diz a juíza.
Foi concedido tempo de 1 minuto para a exibição do direito de resposta, e determinado ainda que a coligação de Dr. Pessoa se abstenha de veicular a propaganda impugnada e a exclusão do conteúdo, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil.
Dr. Pessoa recorreu
Após a decisão, a coligação emedebista entrou com mandado de segurança, questionando a concessão do direito de resposta, afirmando que o trecho de propaganda impugnado contém apenas uma análise política.
Contudo, o juiz Charlles Max Pessoa Marques, do Tribunal Regional Eleitoral, denegou a segurança pleiteada.
Campanha de Kleber convoca irmãos para mostrar apoio ao tucano
A campanha de Kleber Montezuma (PSDB) preparou um vídeo para mostrar que o candidato a prefeito de Teresina, diferente do propagado pela oposição, tem sim o apoio da família.
Na peça compartilhada nas redes sociais, aparecem os irmãos Kenard Fagundes, que enaltece Kleber como uma pessoa "sensível" e "carinhosa", e o caçula Paulo Fagundes.
Depoimento também de Ana Luiza Fagundes, sobrinha do candidato. Ela estudou na escola Simões Filho, da rede municipal. Outra resposta, já que nos debates Kleber foi questionado diversas vezes se tinha na família pessoas estudando nas escolas da prefeitura.
Ciro sugere “imposto digital” para ajudar a pagar auxílio emergencial
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou que está estudando, junto com sua assessoria parlamentar, a elaboração de um projeto de lei para taxar empresas do setor digital que atuam no Brasil.
A intenção, segundo o congressista, é aplicar medida semelhante à adotada pela Franca, que confirmou nesta quarta-feira (25) o retorno da cobrança de impostos a gigantes da tecnologia como Google, Amazon, Facebook e Apple.
Nogueira vê a medida com entusiasmo e afirma que o Brasil deveria seguir o exemplo
"Nos ajudaria no pagamento do auxílio emergencial e promoveria justiça na tributação dos grandes grupos digitais", explicou.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
PF vai colocar todo o efetivo para coibir crimes eleitorais na capital
A Polícia Federal iniciou nesta quarta-feira (25/11) a operação Eleições 2020 para o segundo turno em Teresina.
De acordo com o delegado Leonardo Portela, chefe da Delegacia de Defesa Institucional (DELINST), todo o efetivo da superintendência irá atuar na capital, cobrindo as cinco zonas eleitorais.
Equipes estarão trabalhando 24 horas de sobreaviso para combater crimes eleitorais, em especial as denúncias de corrupção eleitoral, transporte ilícito de eleitores e boca de urna.
W.Dias lamenta morte de Maradona: “Um dos melhores do mundo”
O governador Wellington Dias (PT) lamentou no Twitter a morte do craque argentino, Diego Maradona, ocorrida nesta quarta-feira. Na publicação, afirmou que o ex-jogador “foi um dos melhores do mundo no esporte e proporcionou muitas alegrias para os amantes do futebol”.
“A rivalidade entre Brasil e Argentina sempre gerou muitas emoções, mas hoje uma das peças principais deste espetáculo se foi”, escreveu o governador.
Maradona morreu aos 60 anos após sofrer uma parada cardiorespiratória. Ele se recuperava em casa de uma cirurgia no cérebro, realizada há poucas semanas.
Imposto para igrejas evangélicas de Teresina é “fake”, diz prefeitura
A prefeitura de Teresina afirmou, nesta quarta-feira (25/11), que irá acionar a Justiça após mais uma fake news divulgada nas redes sociais.
Trata-se da imagem de um falso decreto, atribuído ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e ao secretário de Governo, Fernando Said, sobre a suposta cobrança de impostos às igrejas evangélicas que funcionam na capital.
A secretaria de Comunicação da prefeitura negou a autenticidade do documento e disse que adotará medidas para identificar e punir os responsáveis.
Recomendação do MPF cobra retorno das aulas na UESPI
O Ministério Público Federal expediu recomendação ao governo do Estado do Piauí cobrando a retomada das aulas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O documento é assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Pinheiro Lages, que se baseou em representação dos alunos da instituição junto ao órgão.
O procedimento busca acompanhar e fiscalizar a adoção das providências adotadas pela instituição, bem como do Governo do Estado do Piauí, para início imediato das atividades do período regular de 2020.1 e concessão do auxílio de conectividade aos alunos que necessitarem.
As aulas na universidade estão paralisadas desde o início da pandemia da Covid-19, quando os protocolos sanitários recomendaram a suspensão das atividades presenciais.
Mas diferente de outras instituições, onde as aulas são realizadas de forma remota - como na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - a UESPI não deu início ao período regular.
No dia 21 de outubro, em reunião virtual com representantes dos alunos e da procuradoria, o reitor da instituição, Nouga Cardoso Batista, afirmou que o governo garantiu a compra de quantos tablets fossem necessários para a realização de aulas em ambiente virtual, contudo, os estudantes denunciaram que o material entregue tem sistema operacional e hardware defasados.
Na recomendação, o MPF pede a adoção de providências cabíveis em relação à Universidade Estadual do Piauí, com a implementação de bolsas e/ou outros instrumentos necessários para que seja viabilizado o retorno do período regular 2020.1 da instituição, e dá prazo de dez dias para que sejam prestadas informações sobre as providências adotadas.
Entregadores por aplicativo definem apoio a Dr. Pessoa
Dr. Pessoa, candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, recebeu nesta quarta-feira (25/11), em sua residência, um grupo de entregadores por aplicativo que declarou apoio ao emedebista.
Júlio Cesar, presidente da Associação de Entregadores por Aplicativos e Delivery do Piauí, justificou o apoio citando o descontentamento com a atual gestão da prefeitura de Teresina.
“Um exemplo disso é que com a pandemia a nossa necessidade de ter um local para fazer a higiene pessoal se tornou essencial e nada nesse sentido foi articulado. Nós vamos apoiar o Dr. Pessoa porque foi o único candidato que se propôs a nos ajudar e trazer melhorias para nossa categoria”, disse.
Muitos dos trabalhadores deixaram o local com adesivos da campanha colados nas mochilas que usam para transporte das entregas.