O impasse na discussão sobre a chapa majoritária passa pela estratégia nacional da pré-campanha de Lula, da qual Wellington Dias, ministro da Assistência e Desenvolvimento Social, é um dos coordenadores.
Na reunião, Dias apresentou o sentimento do PT que norteia a estratégia da reeleição: a necessidade de eleger nomes para o Senado Federal e garantir a governabilidade de Lula. É o que resumiu uma fonte à coluna.
Wellington é um dos coordenadores da (pré)campanha de Lula e levou para o grupo a visão nacional do PT, de Gleisi e Edinho, com quem esteve reunido semana passada. O sentimento que é público, a preocupação com a governabilidade de Lula, quando o senado vai renovar 2/3 das cadeiras
Pela visão da Executiva Nacional, o Piauí é um dos estados com o melhor cenário para a eleição de um senador petista em 2026.
OUTROS ESTADOS
Estratégia que será repetida em outros estados, como no Rio Grande do Norte, em que a governador Fátima Bezerra (PT) deve disputar o Senado. Ceará e Bahia também vão focar forças no mesmo sentido.
PESQUISAS
Fontes ouvidas pela coluna afirmam que o grupo de Wellington Dias vai encomendar pesquisas de intenção de voto para avaliar os possíveis cenários de 2026, incluindo a Júlio César (PSD) na vice de Rafael, e Washington Bandeira e Dr. Francisco para o Senado.