SEÇÕES

Chico Lucas é escolhido para a Senasp e Antônio Luís deve assumir a Segurança no Estado

Chico Lucas vai deixar a Secretaria de Segurança Pública do Piauí

Chico Lucas na Senasp |

CHICO LUCAS NA SENASP O secretário de Segurança Pública do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, foi escolhido para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

A indicação foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que o escolheu como representante de todos os secretários estaduais de segurança do país, reunindo apoio tanto de gestores identificados com a direita quanto com a esquerda.

ANTÔNIO LUIZ É COTADO PARA SSP

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luís, é o nome cotado para substituir Chico Lucas na Secretaria Estadual de Segurança.

Na Saúde assumiria o superintendente Dirceu Campelo.

O delegado Matheus Zanatta era o nome que antes detinha o favoritismo por ter grande aprovação no meio policial e vir fazendo um trabalho diferenciado na Superintendência de Operações Integradas.

A Executiva Estadual do PT, por sua vez, encaminhou pedido formal ao governador Rafael Fonteles para que o subsecretário da pasta, o delegado Jetan Pinheiro, petista raiz, assume o posto no lugar de Chico Lucas.

RAFAEL PARABENIZA

O governador postou na noite de quarta-feira (21) uma mensagem parabenizando Chico Lucas e destacando o excelente trabalho que ele desenvolveu no Estado.

O QUE ACONTECEU:

A escolha de Chico Lucas reflete o reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido à frente da Segurança Pública do Piauí, que se tornou referência para outros estados e para o próprio Ministério da Justiça, com a implementação de políticas públicas inovadoras, baseadas em tecnologia, integração institucional e respeito aos direitos humanos.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, Chico Lucas foi policial rodoviário federal aos 19 anos e procurador do Estado do Piauí aos 25. Também presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (2016–2018), além de ter atuado como diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí entre 2019 e 2022.

DESTAQUES 

Na Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas liderou a criação e implementação de programas de grande impacto, como o Meu Celular de Volta, responsável pela recuperação de mais de 14 mil celulares roubados ou furtados e pela redução de mais de 50% nos crimes de furto e roubo no estado. A iniciativa foi inserida no programa Celular Seguro, do próprio Ministério da Justiça.

Outro destaque foi o lançamento do BO Fácil, primeiro serviço do Brasil a permitir o registro de boletins de ocorrência, denúncias anônimas e o acionamento do número 190 via WhatsApp, além da implantação de postos de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em mais de 150 municípios piauienses, alcançando cerca de 1,6 milhão de pessoas, o equivalente a 50% da população do estado.

Na área de tecnologia, Chico Lucas também lançou o aplicativo Lupa, que permite consultas em tempo real a dados de pessoas, veículos, celulares roubados e mandados de prisão, fortalecendo a atuação policial e a integração das bases de dados da segurança pública.

Os resultados dessas políticas se refletem nos indicadores oficiais de 2025, que colocaram o Piauí entre os estados com maiores reduções da criminalidade violenta no país. 

O estado registrou o menor número de Mortes Violentas Intencionais dos últimos dez anos, com redução de 31%, além da queda de 30% nos homicídios e de 44% nos latrocínios em comparação a 2022. 

Houve ainda redução expressiva nos roubos totais (49%) e nos roubos de veículos (38%), mantendo uma das menores taxas de letalidade policial do Brasil.

Com a escolha para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas passa a contribuir diretamente para a formulação e coordenação das políticas de segurança em âmbito nacional, levando para o país a experiência exitosa construída no Piauí e reforçando o diálogo federativo entre União, estados e forças de segurança.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também