A deputada Gracinha Mão Santa e o prefeito Francisco Emanuel estão atuando junto à Defesa Civil para evitar danos maiores, recuperar os prejuízos e minimizar a dor dos afetados pelas chuvas em Parnaíba.
Durante a noite de domingo (19) e madrugada de segunda-feira (20), Gracinha e Francisco visitou famílias afetadas. Ela aproveitou para convocar toda a população a se unir ao serviço social do município para que todos juntos façam doações de roupas, colchões e alimentos.
A parlamentar disse sua luta acontece desde 2007 para ser resolvido o problema de drenagem da zona leste de Parnaíba, do Piscinão e bairro São José. Na época, ela era secretária na gestão do prefeito Mão Santa.
Gracinha acrescentou que desde que assumiu seu mandato como deputada estadual, apresenta projetos e requerimentos junto a bancada federal e governo, para solucionar o problema. Em 2023, o prefeito Mão Santa assinou um documento – Declaração de Pactuação de Governança Interfederativa Novo PAC, juntamente com o governador, para a execução da obra. Em recente visita ao secretário de Defesa Civil, Nerinho, ela foi conferir de perto como está a questão dos recursos das referidas obras.
“A luta por estes recursos é desde 2017, com muitos nãos recebidos! Mas não desistimos, temos esperança! Embora gestores passados como o ex-prefeito Florentino e Zé Hamilton, fizeram a cidade perder recursos e causou estes danos e demora, hoje vemos com esperança e estamos cobrando, lutando e ajudando a trazer este recurso. A situação atual é que a obra foi aprovada o projeto no programa nacional do PAC e com termo de cooperação técnica entre prefeitura municipal, governo do estado, através da defesa civil estadual e governo federal e deixando claro que não é emenda de nenhum deputado federal, e sim programa federal que toda bancada federal, tem que acompanhar e nós, que somos parlamentares estaduais, temos que lutar, cobrar, pedir e não desistir. Vejo com esperança que essa obra em breve será realidade. Agradecemos os parlamentares federais da bancada Piauí que ouviram e ajudaram, pois estamos nesta luta desde 2017 e agora temos esperança”, afirmou.