SISTEMINHA Mais uma parceria de sucesso entre a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e comunidade da zona rural do Estado foi firmada. Desta vez, junto à comunidade Luz, localizada na zona rural do município de José de Freitas.
Famílias receberam três unidades do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha), uma tecnologia social é desenvolvida e disseminada pela Embrapa para promover a segurança alimentar de famílias, utilizando técnicas sustentáveis como piscicultura e horticultura em pequenas áreas.
EMENDA DE FÁBIO ABREU
A entrega das unidades do Sisteminha foi realizada pelo secretário da Sada, Fábio Abreu, que garante através de emenda parlamentar de sua autoria a implantação de 12 unidades, nas cidades e José de Freitas, Campo Maior e União.
“Uma grande satisfação poder contribuir com a qualidade de vida destas pessoas. Estruturar e fortalecer a cadeia produtiva na produção de pescado, aves, hortaliças, ovos, frutas e verduras na agricultura familiar com vistas a melhores oportunidades e inserção dos mesmos nas políticas públicas de desenvolvimento das cadeias produtivas, bem como de sustentabilidade, econômica, social e ambiental, estaremos favorecendo o aumento da produção e da produtividade, melhorando a renda familiar, propiciando uma melhor qualidade de vida para os agricultores envolvidos, assim como, ampliando para o maior número possível de agricultores a serem beneficiados no Estado do Piauí”, enfatiza Abreu.
FAMÍLIA PROJETA PRODUÇÃO
Uma das famílias beneficiadas com o Sisteminha é de dona Zélia Vieira.
“Já vivemos dias difíceis, mas tudo tem seu tempo certo. Fábio Abreu mostra que o governo se preocupar com as famílias no campo e na cidade. Daqui há 4 meses teremos mais de 400 alevinos e 200 galinhas para nos alimentarmos e comercializar. Só tenho o que agradecer com o sistema implantado em nossa comunidade”, ressalta Zélia.
No Piauí, a implantação e instalação de materiais, equipamentos e insumos, garantirá 60 Unidades do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha) em comunidades para produção de pescado, hortaliças, ovos, frutas e verduras da agricultura familiar e capacitação dos beneficiados.
Assim distribuídos em fases de implantação:
Material necessários para Implantação de 60 Unidades Didáticas de Sistema Integrado de Produção de Alimentos – Sisteminha.
Nesta etapa de atendimento a 12 unidades, foram investidos, através de emenda parlamentar do então deputado federal Fábio Abreu, R$ 254.866,16.
A implantação do projeto será em cincos Territórios de Desenvolvimento (Carnaubais, Entre Rios, Cocais, Planície Litorânea, Vale do Sambito), e serão beneficiados associações/cooperativas de comunidades tradicionais de Agricultores Familiares que propiciem condições para utilização das Unidades de Sistema Integrado de Produção de Alimentos.