REUNIÃO MINISTERIAL O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu, nesta quarta-feira (17), em Brasília, a última reunião ministerial de 2025.
O QUE ACONTECEU:
Durante o encontro, foi apresentado o balanço das ações do governo federal no período de 2023 a 2025 — correspondente a 2 anos e 11 meses de gestão —, evidenciando avanços em todas as áreas.
Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a avaliação feita pelo presidente Lula, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e por toda a equipe ministerial é positiva, com resultados concretos.
“Houve melhora significativa na economia. Crescemos o dobro em relação ao período anterior, o que refletiu diretamente na redução do desemprego. Encerramos o ano com cerca de 4,9 milhões de novos empregos gerados no país”, destacou o ministro.
PEQUENOS NEGÓCIOS
Wellington Dias ressaltou ainda o crescimento de aproximadamente 19 milhões de pequenos negócios, que, aliados à geração de empregos, foram fundamentais para a superação da pobreza por quase 20 milhões de brasileiros.
“São resultados que impactam diretamente a vida das pessoas e demonstram o compromisso do governo com o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou.
SEM FOME
Wellington Dias lembrou que o Governo Lula 3 já retirou 30 milhões de pessoas da fome e está qualificando os beneficiários e permitindo que eles ingressem no mercado de trabalho formal.
SAÚDE
O ministro também destacou os avanços nas áreas da saúde, com investimentos em todas as regiões, além de ações estruturantes em habitação, infraestrutura, estradas e portos.
“São investimentos em múltiplos setores que revelam um momento especial de retomada e crescimento para o Brasil”, pontuou.
Para 2026, conforme enfatizou Wellington Dias, a orientação do presidente Lula é manter o ritmo de trabalho e ampliar os resultados.
“Seguiremos empenhados para garantir ainda mais conquistas e melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro”, concluiu.