SEÇÕES

População do semiárido tem acesso a água barrenta, denuncia deputado estadual Franzé Silva

‘As pessoas estão bebendo água barrenta’, diz deputado em audiência sobre transposição

Audiência pública em Paulistana sobre a transposição do Rio São Francisco |

ÁGUA SEM QUALIDADE Durante audiência pública para tratar sobre a transposição do Rio São Francisco para o Piauí, nesta quarta-feira (19), em Paulistana, o deputado estadual Franzé Silva (PT) alertou para a qualidade da água que está sendo consumida pela população no semiárido.

O QUE ACONTECEU:

“Além de faltar água em boa parte das cidades do Piauí, a pouca água a que muitas pessoas estão tendo acesso é barrenta, suja, salobra, lamacenta. A transposição do Rio São Francisco não é apenas para trazer água, mas para trazer água de qualidade para o povo sertanejo”, pontua Franzé.

A audiência Água no Sertão faz parte de uma série de encontros que o parlamentar tem realizado nos municípios que deverão ser beneficiados diretamente pelo Canal de Integração do Sertão Piauiense. 

Além de Paulistana, também já foram visitados Simões e São Raimundo Nonato.

“Nós, que vivenciamos o sofrimento do sertanejo, que todo ano tem que conviver com a seca e com a água que é colocada dentro da sua casa, quando tem, sabemos que a água que chega dos carros-pipas é, na sua maioria, de qualidade duvidosa”, observa o deputado.

O Canal do Sertão Piauiense

O Canal de Integração do Sertão Piauiense visa à com complementação das disponibilidades hídricas na região da fronteira seca do estado do Piauí a partir do Lago de Sobradinho (em Remanso, na Bahia), por meio da transposição das águas do Rio São Francisco para semiárido piauiense.

A necessidade de incremento da disponibilidade hídrica daquela região é da ordem de 30,0 m³/s. Pretende-se direcionar tal vazão para as bacias dos rios Piauí e Canindé, após a transposição da Serra Dois Irmãos, que divide os estados da Bahia e do Piauí.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) deve ser concluído até o final de 2026. Em outubro deste ano, o Estudo foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC, do governo federal. A etapa seguinte é a de projeto executivo da obra. 

Deputado estadual Franzé Silva em audiência pública em Paulistana 

Municípios diretamente beneficiados

De acordo com os estudos preliminares, a transposição vai beneficiar, diretamente, 26 municípios (24 deles, no Piauí, e 2, na Bahia). Indiretamente, toda a região do semiárido, com mais de 80 municípios e mais de um milhão de habitantes, será beneficiada. Os municípios diretamente beneficiados são:

1. Alegrete do Piauí

2. Belém do Piauí

3. Campo Alegre do Fidalgo

4. Capitão Gervásio Oliveira

5. Caridade do Piauí

6. Coronel José Dias

7. Curral Novo do Piauí

8. Dirceu Arcoverde

9. Dom Inocêncio

10. Francisco Macedo

11. Jacobina do Piauí

12. Lagoa do Barro do Piauí

13. Massapê do Piauí

14. Padre Marcos

15. Patos do Piauí

16. Paulistana

17. Queimada Nova

18. São Francisco de Assis do Piauí

19. São João do Piauí

20. São Julião

21. São Lourenço do Piauí

22. Simões

23. Vila Nova do Piauí

24. Remanso-BA

25. Sento Sé-BA

26. São Raimundo Nonato

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também