FUSÃO
As chapas de federal do PSD e Republicanos podem se fundir no Piauí para eleger 5 deputados no dia 4 de outubro deste ano.
O blog conversou com o deputado estadual Georgiano Neto, pré-candidato a federal.
"Estamos dialogando sobre a melhor estratégia. Acreditamos que uma coalizão entre PSD e Republicanos pode eleger 5 federais", resumiu.
Já a presidente do Republicanos, médica Aléssya Xavier, esposa do deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), explica a intenção:
"Não se trata de uma fusão. A chapa do Republicanos é um fato consumado. Trata-se de um acordo para fortalecer as chapas e garantir 9 deputados na base do governador", detalha.
Ou seja, segundo essa alternativa, pelo menos um nome forte da chapa do PSD migraria para a do Republicanos para fortalecer a votação e garantir duas vagas.
REUNIÃO NA QUARTA-FEIRA
Aléssya explicou que o Republicanos já se reúne na quarta-feira (11) para tomar uma decisão sobre a fórmula e dar a resposta ao PSD. O encontro está marcado para o final do dia.
"Esse balanceamento vamos fazer a 4 mãos com diálogo com todos os pré-candidatos das 2 siglas. O certo é que os 2 partidos vão fazer mais de 800 mil votos juntos e com isso garantir 5 deputados federais", avisa a presidente.
Um fato importante é que o governador Rafael Fonteles vai apoiar a chapa do Republicanos caso não aconteça a fusão como gostaria Georgiano Neto.
Expectativa de votos:
Georgiano Neto- 220 mil votos
Castro Neto- 180 mil votos
Marcos Aurélio Sampaio- 100 mil votos
Jadyel Alencar- 100 mil votos
Wilson Martins- 80 mil votos
Fábio Abreu- 70 mil votos
Ana Fidélis - 50 mil votos
Somente esses nomes fariam cerca de 800 mil votos, garantindo as 5 vagas.
O acordo está sendo costurado com a anuência do governador Rafael Fonteles (PT).
Como a chapa do PT pretende eleger 4 federais, restaria para a oposição apenas um nome.
A fusão colocaria apenas uma sigla abarcando todos os nomes. Restaria saber quem cederia.
JADYEL VAI COORDENAR CAMPANHA
O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) vai coordenar a campanha do deputado federal Júlio César para o Senado em todo o Piauí.
A médica Aléssya Xavier será a segunda suplente de Júlio César ao Senado.
Georgiano mostra habilidade ao unir as duas chapas e trazer para ajudar seu pai o sagaz Jadyel Alencar.
Rafael, por sua vez, consegue emplacar apenas duas chapas na base.
WILSON NO REPUBLICANOS
Georgiano e Jadyel se reuniram na terça-feira (10) para alinhar detalhes da fusão ou divisão entre os candidatos das duas chapas, com o ex-governador Wilson Martins saindo da chapa do PSD para a do Republicanos.
Em caso de divisão, Wilson na chapa do Republicanos garantiria duas vagas para o partido. E o PSD elegeria Georgiano, Castro Neto e Marcos Aurélio Sampaio.