A emissão da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH do Brasil, já está disponível em todos os postos do Piauí. O processo é feito de forma gratuita no aplicativo oficial e os candidatos devem passar por processos menos burocráticos do que os vigentes anteriormente.
Em entrevista ao MeioNews, a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, detalhou como funciona cada etapa da emissão.
“O curso teórico é de forma gratuita no aplicativo do CNH do Brasil. A gente vai disponibilizar também aqui nos aplicativos do Piauí, no Gov PI e no DETRAN. Então, para que a gente possa dar mais opções aí para o cidadão piauiense. A partir disso, ele vai ao DETRAN, faz a sua coleta de biometria, paga as taxas, já vai também para as clínicas fazer o exame médico, psicotécnico”, explicou a diretora.
Após a parte teórica que deve ser feita pelos aplicativos oficiais, o cidadão piauiense passa para a segunda fase do processo: a parte prática. É o momento em que é possível escolher entre as autoescolas e os instrutores autônomos - um dos pontos de destaque da nova regulamentação da CNH.
“Antes eram exigidas 20 horas aulas e agora apenas 2 horas aulas. Então, isso foi uma mudança muito boa para o cidadão, que já tem uma prática melhor. Ele vai ter também uma flexibilidade, uma maior agilidade de tirar a sua CNH”, explicou Luana Barradas sobre as novas mudanças da tiragem do documento.
CNH EM ANDAMENTO: O QUE FAZER?
O cenário muda um pouco para quem já possui o processo de emissão da nova Carteira de Habilitação em andamento antes mesmo da regulamentação ser modificada. Luana explica que a solução é que o aluno estabeleça um diálogo com as autoescolas para que se chegue em um denominador comum.
“Na verdade, ele vai ter que fazer um consenso com a autoescola, tudo que está em vigor na lei agora serve também para quem já estava do processo, então é um processo de conversa entre a autoescola e aluno para que eles consigam se adequar e chegar ao meio termo para conseguir continuar o fluxo do processo na nova regra”, explicou.
CNH GRATUITA
As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passaram a valer na última semana, logo após a publicação da resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento.
A nova regulamentação definiu algumas mudanças significativas no processo:
A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT);
O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente;
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas;
A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas;