A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em primeira votação, uma Moção de Louvor ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a sessão desta quarta-feira (10/12). A iniciativa foi apresentada pelo vereador Daniel Carvalho (MDB).
RECONHECIMENTO POR ATUAÇÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Segundo o autor da proposta, a homenagem busca destacar o papel desempenhado pelo ministro na proteção das instituições democráticas. Moraes foi o responsável pela relatoria da Ação Penal 2668, processo que tratou dos episódios classificados como tentativa de golpe de Estado em 2021.
Em plenário, Daniel Carvalho reforçou sua avaliação sobre a atuação do ministro:
“Houve uma tentativa sim de golpe. Quando você coloca a própria Polícia Rodoviária Federal para tentar barrar ônibus que vão em direção à outras cidades conduzindo eleitores, quando você mobiliza sua base eleitoral na frente do Congresso para invadir o STF, tudo isso é uma tentativa de mobilizar a população para desestabilizar a democracia brasileira. Se existe realmente alguém que defendeu o Brasil dentro do STF foi o ministro Alexandre de Morais.”
DIVISÃO ENTRE OS PARLAMENTARES
A proposta não foi unânime entre os vereadores presentes. Votaram contra Pedro Alcântara (PP), Samantha Cavalca (PP), Petrus Evelyn (PP), Teresina Medeiros (MDB) e Ana Fidelis (Republicanos). Já Juca Alves (PRD) e Samuel Alencar (União Brasil) optaram pela abstenção.
PARLAMENTAR DEFENDE POSICIONAMENTO FIRME DO STF
Durante a discussão da matéria, Daniel Carvalho voltou a justificar sua posição e lembrou outras interpretações históricas sobre o golpe civil-militar de 1964:
“Muitos dos que podem não concordar chamam o Golpe de 64 de Revolução. Acredito que para não termos uma nova Revolução em 2021 era necessário realmente pulso firme e a manutenção de um STF forte para garantir nossa democracia”.