SEÇÕES

Com servidores recebendo até meio salário mínimo, PMT, enfim,pagará o piso

Projeto encaminhado para a Câmara corrige distorção história na Prefeitura; vereador comemora conquista

Plenário da Câmara Municipal de Teresina na reabertura dos trabalhos | divulgação

Todos os servidores da Prefeitura de Teresina terão seus vencimentos atrelados ao salário mínimo nacional, que, em 2026, passou para R$ 1.621,00. O projeto do Executivo corrige uma distorção que foi amplamente  denunciada ao longo do ano de 2025, pelo vereador João  Pereira (PT). Em uma  audiência pública sobre o tema, foi constatado que havia categorias de servidores recebendo cerca de R$ 600,00, o equivalente à metade do piso. "Trabalhamos o ano inteiro para garantir esse direito", diz o parlamentar, que solicitou a tramitação da matéria, em regime de urgência.

Segundo o projeto do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), a atualização abrance ad administrações direta e indireta e terá efeito
 retroativo,a partir de 1 de janeiro de 2026, o que evita a distorção apontada acima, de servidores com vencimentos equiparados à metade do piso nacional em vigor no país. "Mas  da atualização, que é uma vitória, continuaremos lutando pela  valorização dos servidores, diz o vereador, durante pronunciamento na Câmara. O regime de urgência assegura que o projeto vá ao Plenário, sem análise das comissões.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também