Cerca de 2 mil pessoas participaram neste domingo, 21, do primeiro protesto contra a PEC da Blindagem, um salvo-conduto a parlamentares, aprovada pela Câmara Federal, com apoio de toda a bancada piauiense. Organizada a partir das redes sociais, em todo o país, a manifestação realizada na Praça Pedro II, no centro da cidade, atraiu estudantes, donas de casa, professores universitários e profissionais liberais que não são militantes de partidos de esquerda, mas que saíram de casa para registrar sua indignação, sobretudo pela posição dos parlamentares do estado
Além do perfil dos manifestantes, chamou a atenção a ausência de políticos. Da Câmara Municial de Teresina, apenas o vereador João Pereira (PT), presidente do Diretório Municipal participou do protesto reiterando a posição partidária contra a matéria.
Dentro os deputados estaduais, Fábio Novo, Francisco Limma e Franzé Silva, todos do PT, foram à Praça Pedro II. "Deputado, quero saber no lugar de qual desses aqui o senhor vai entrar", disse uma manifestante à Franzé (que deve ser candidato a deputado federal) , mostrando um panfleto com os nomes dos parlamentares piauienses que votaram para aprovar a matéria".
Além da ausência da maioria de parlamentares petistas, ele também não participaram da convocação do manifesto, em um claro constrangimento pelos votos dos piauienses.
Durante a manifestação, foram exibidos cartazes contra a anistia aos golpistas. Manifestantes também expuseram os nomes da bancada . Dos 10 deputados federal, apenas Merlong Solano (PT) desculpou-se pelo posicionamento, através de uma Carta de Retratação publicada nas redes sociais. A postura de reconhecer o erro foi elogiada pelos seguidores. "Reconhecer erros requer coragem e compromisso solidário com o poo que representa. Estava decepcionado com seu voto equivocado",comentou o ex-deputado federal Nazareno Fonteles, na publicação da Nota. Fonteles foi à manifestação (foto)
Interior
Em São Raimundo Nonato, população saiu às ruas para protestar contra a PEC da Blindagem. Parnaíba fará uma manifestação marcada para a tarde desta domingo