A tarifa zero para o transporte público será a próxima bandeira do Partido dos Trabalhadores.Em uma publicação nas redes sociais, o Partido citou o presidente Lula como defensor da campanha pela implantação do projeto, que foi um dos principais pontos de debate na campaha pela Prefeitura de Teresina, quando defendida pelo candidato do PT, o deputado estadual Fábio Novo.Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), até 2024, 128 cidades no Brasil ofereciam transporte gratuito para a pop[ulaçao. O número triplicou em relação ao ano de 2021.
Mesmo sendo um benefício indiscutivel à populaçao, a implantação da Tarfia Zero do Transporte Pública costuma ser rejeitada pela classe política. O exemplo mais recente é a Câmara Municipal de Belo Horizonte que votou comtra o Projeto de Lei 1892/2023 que liberava a cobrança de tarifas para os usuários na capital de Minas Gerais. Apesar do apoio popular em torno do PL de autoria da vereadora Iza Lourenço (PSOL), a maioria dos vereadores rejeitou, na última sexta-feira, a proposta. O placar final ficou em 30 votos contra e 10 a favor. Houve protestos de manifestantes que foram para a Câmara defender a Proposta.
Assim como ocorrem em Belo Horizonte, em Teresina, uma das bandeira do então candidato do PT à Prefeitura, o deputado Fábio Novo, foi alvo de muitas críticas da oposiçao, encampada pelo atual prefeito Silvio Mendes (UNião Brasil). A cidade vive uma crise no transporte, com número insufiente de veiculos circulando e um sistema de terminais que é alvo de vandalismo, provocado pela ineficiência do Transporte público. A situaçao se repete há mais de uma década, sem uma solução possível.