SEÇÕES

Exclusivo Lula e PT encampam Tarifa Zero no transporte defendida por Fábio Novo

Proposta de zerar tarifa do transporte pública foi alvo de deboche pela oposição durante campanha pela Prefeitura de Teresina

reproduçao arte publicada na rede social do PT | divulgação

A tarifa zero para o transporte público será a próxima bandeira do Partido dos Trabalhadores.Em uma publicação nas redes sociais, o Partido citou o presidente Lula como defensor da campanha pela implantação do projeto, que foi um dos principais pontos de debate na campaha pela Prefeitura de Teresina, quando defendida pelo candidato do PT, o deputado estadual Fábio Novo.Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), até 2024, 128 cidades no Brasil ofereciam transporte gratuito para a pop[ulaçao. O número triplicou em relação ao ano de 2021.

Mesmo sendo um benefício indiscutivel à populaçao, a implantação da Tarfia Zero do Transporte Pública costuma ser rejeitada pela classe política. O exemplo mais recente é a Câmara Municipal de Belo Horizonte que votou comtra o Projeto de Lei 1892/2023 que liberava a cobrança de tarifas para os usuários na capital de Minas Gerais. Apesar do apoio popular em torno do PL de autoria da vereadora Iza Lourenço (PSOL), a maioria dos vereadores rejeitou, na última sexta-feira, a proposta. O placar final ficou em 30 votos contra e 10 a favor. Houve protestos de manifestantes que foram para a Câmara defender a Proposta.

Assim como ocorrem em Belo Horizonte, em Teresina, uma das bandeira do então candidato do PT à Prefeitura, o deputado Fábio Novo, foi alvo de muitas críticas da oposiçao, encampada pelo atual prefeito Silvio Mendes (UNião Brasil). A cidade vive uma crise no transporte, com número insufiente de veiculos circulando e um sistema de terminais que é alvo de vandalismo, provocado pela ineficiência do Transporte público. A situaçao se repete há mais de uma década, sem uma solução possível.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também