SEÇÕES

Prefeito oferece financiamento a nordestinos interessados em abrir negócio

Gestor se contrapõe a vereador catarinense que quer Lei municipal para barrar migrantes do norte e nordeste

Rodrigo Manga prefeito de Sorocaba/SP | divulgação

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Rep)  anunciou a implantação da Embaixada Nordestina na cidade, durante visita à Estação Cultural, local onde a organização será instalada, com previsão de início das atividades em até quatro meses. Em um vídeo  em seu perfil nas redes sociais, Manga também divulgou a concessão de "transporte gratuito"e a  abertura de linha de financiamento, "no valor de R$10 mil reais, com juros quase zero" destinada a trabalhadores que estejam desempregados e desejem abrir o próprio negócio . "Aqui em Sorocaba o povo nordestino será respeitado! ", diz Manga.

Ao fazer o anúncio, Manga afirma que a decisão de abrir a Embaixada e oferecer benefícios exclusivos para migrantes nordestinos, se contrapõe a políticas que rejeitam migrantes da região Nordeste "diferentemente de um certo vereador que quer proibir migrantes na sua cidade alegando que ela pode virar uma favela", afirma, referindo-se ao vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina, que apresentou projeto de lei para restringir a migração de pessoas do Norte e Nordeste para o Sul

Na Embaixada Nordestina, também serão realizadas " iniciativas voltadas ao grupo buscam valorizar as raízes culturais e a trajetória de quem vive na cidade, mas que não se esquece de onde veio”. O equipamento atuará no acolhimento ao grupo, orientando e direcionando a serviços sociais, conforme demanda. O objetivo é exercer, ainda, o papel de assistência social com instruções em áreas de empregabilidade, qualificação profissional e jurídica, por exemplo.

As ações anunciadas devem ser efetivadas dentro de 4 meses. Segundo a  presidente do Centro Cultural de Tradições Nordestina,  Selma Araújo, "com  a iniciativa, nós sentimos o reconhecimento do trabalho do povo nordestino. Nós contribuímos culturalmente e no progresso de Sorocaba. Essa é mais uma conquista para a diversidade cultural, pois, onde o nordestino vai ele carrega sua cultura, então, esse será um espaço de convivência e acontecimentos que irá unir o povo sorocabano”, destaca

Conhecido como prefeito  "tiktoker", Rodrigo Manga foi alvo da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que investiga o suposto esquema de desvios na saúde por meio de uma Organização Social (OS)

*Com informações CCOM Prefeitura de Sorocava

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também