SEÇÕES

Projeto iniovador já atendeu 2 mil crianças e emitiu 400 laudos de TEA

Com apenas 4 meses de funcionamento, o “Mente em Foco” descentralizou o atendimento e garantiu diagnóstico a crianças no interior

Deputado Franzé Silva no microônibus instalado para atendimento a crianças neurodivergentes | divulgação

Criado há apenas 4 meses,  um projeto filantrópico destinado ao atendimento a crianças neurodivergentes no Piauí, já atendeu mais de 2 mil crianças, com idades entre 3 e 10 anos. Além disso, o Mente em Foco possibilitou a emissão de 400 laudos médicos definitivos para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O  acesso ao diagnóstico torna viabiliza o   atendimento especializado diretamente às famílias sem que precisem se deslocar para grandes centros",  acredita o deputado estadual Franzé Silva (PT), idealizador  do projeto pioneiro no estado.

O número de atendimentos feitos através do Projeto  Mente em Foco é ainda mais representativo, se comparado com a capacidade de atendimento do único Centro Especializado do Estado, inaugurado em julho,  pelo Governo do Estado do Piauí, em Teresina. Segundo a Secretaria de Saúde, o CETEA deve atender 8 mil crianças por mês.  

Desde junho, quando iniciaram as atividades, o Projeto Mente em Foco chegou a  Parnaíba, Oeiras, Lagoa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Pedro II e Floriano, onde os atendimentos começaram nesta sexta-feira,7, e seguem até o dia 9. A consulta e a emissão do laudo, nos casos de confirmação do diagnóstico de autismo, são gratuitos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Piauí tem 38 mil pessoas que declararam ter recebido diagnóstico de TEA.

A logística montada para o atendimento facilita o deslocamento entre as cidades beneficiadas. As crianças são atendidas em um microônibus adaptado com sala sensorial. No veículo, existe uma mesa para análise de escrita, painel sensorial, baú de brinquedo, piscina de bolinhas e área estofada para interação com profissionais e a família.

 A equipe multiprofissional se equipara ao que é preconizado pelos organismos mundiais de Saúde e garante o atendimento completo

feito por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica.

Laudo com validade indeterminada

O Projeto Mente em Foco expande as ações do parlamentar a crianças dentro do espectro autista. No próximo dia 17, completam 4 da sanção da Lei Nº 7.627/21 de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), que estabelece que o laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passa a ter prazo de validade indeterminado no Estado. A Legislação assegura os direitos previstos na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA e proteger essas pessoas e seus familiares. O autismo é uma condição constitutiva do indivíduo e é, portanto, permanente. “Seu caráter inalterável deve ser reconhecido, de modo que não é justificável a emissão de laudos com validade pré-determinada, que apenas geram desgaste, custos e outros transtornos para as famílias, sobretudo as de baixa renda, que enfrentam longas esperas por consulta, perícia e laudo”,explica.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também