SEÇÕES

Tarifa Zero: Em 1 ano, Metrô tem dobro de passageiros e atrai classe média

Expansão das linhas prevê estação integrada ao Mercado do Mafuá, na zona Norte e em Todos os Santos

Estacão Renascença foi modernizada | Gabriel Paulino/CCOM

Nos próximos 3 meses, o Metrô de Teresina chegará a uma das áreas de maior crescimento imobiliário da capital, o bairro Todos os Santos,, na região sudeste. As duas novas estações fazem parte do Programa de Expansão, inserido no Plano de Mobilidade do Governo Federal e representam a primeira grande intervenção no modal de transporte ferroviário, desde 2010, data da inauguração da Estação Alberto Silva, na avenida Maranhão. No primeiro ano da implantação da Tarifa Zero, que será completado em janeiro, o número de passageiros saltou de 4 mil para 8 mil /dia. "Além de mais barato, devido à gratuidade, é o transporte mais rápido, seguro e confortável", diz o presidente da  Companhia Ferroviária de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins.

A primeira fase do projeto de revitalização, modernização e melhorias do sistema existente do metrô foi a construção da estação e a requalificação de um trecho de 1,8 km de via férrea que conecta a Estação Dirceu II à nova Estação Renascença, já inaugurada.

O investimento foi de R$ 119 milhões. "A segunda etapa avança simultaneamente com aquisição de trilhos e equipamentos, e três novos VLTs estão em produção, o primeiro com previsão de chegada em maio", diz Martins.

A Estação do Mafuá promete ser a grande novidade já que, além de oferecer o transporte ferroviário para a zona norte da capital, terá a reurbanização da área, onde está o Mercado Público, um dos mais tradicionais da cidade. " É um ponto turístico que receberá uma requalificação que inclui uma praça e um espaço modernizado",afirma. A Estação Mafuá terá passarelas e diferentes formas de acessibilidade.

Em Todos os Santos, que já foi parte da zona rural de Teresina, a Estação promoverá uma interligação em  uma das áreas que mais recebe investimentos imobiliários, com a construção de condomínios e residenciais e o centro da cidade. Já a expansão para a cidade de Altos também está prevista nas etapas seguintes da ampliação.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também