O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgará, nesta segunda-feira,14, o pedido de Habeas Corpus Criminal impetrado pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos em favor da vereadora Tatiana Teixeira Medeiros, eleita em 2024 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A parlamentar destá presa há 11 dias, período em que a Câmara Municipal está desfalcada de uma de seus integrantes e ainda não se manifestou sobre uma eventual convocação de suplente.
A vereadora foi presa pela Polícia Federal no último dia 3, no âmbito da Operação Escudo Eleitoral II que aponta suposto envolvimento com organização criminosa atuante em Teresina e uso de recursos ilícitos para o financiamento de sua campanha eleitoral em 2024. Segundo a investigação, a então candidato do PSB teria utilizado "recursos ilícitos oriundos de facção criminosa", além de "desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental".
Tatiana está presa em uma cela no Quartel da Polícia Militar e permanece afastada das suas funcões na Câmara por determinação da Justiça Eleitoral do Piauí. Antes da prisão, ela havia sido afastada da direção municipal do Partido. A parlamentar gerpi polêmica nas redes sociais com a divulgação de foto em que aparece com o livro Justiça, do fil[osiofo Michael Sandel. Na obra, o filósofo americano desafia seus leitores a refletir sobre dilemas morais, como casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto e os limites morais dos mercados.