A Comissão Executiva Estadual (CEE) do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí decidiu manter o resultado das eleições internas realizadas no município de São Luís do Piauí. A deliberação ocorreu em reunião no último dia 22 de julho, em Teresina, e rejeitou o recurso apresentado por Nilo Araújo, segundo colocado no pleito, contra a eleição de Pedro Hipólito de Sousa, conhecido como Pedro Geraldo.
ELEIÇÃO CONTESTADA
O processo eleitoral aconteceu no dia 6 de julho, com vitória apertada de Pedro Geraldo, que obteve 22 votos, contra 21 recebidos por Nilo Araújo. Logo após o resultado, Nilo apresentou recurso à Comissão Eleitoral Estadual (COE), alegando supostas irregularidades na situação partidária do adversário. Com o pedido, ele solicitava a anulação do resultado e a convocação de novo pleito.
VOTAÇÃO NA EXECUTIVA
A CEE do partido avaliou o recurso e submeteu a decisão à votação dos membros. “Finalizadas as discussões sobre a pauta, o presidente seguiu com votação nominal, convocando os membros da executiva a se manifestarem sobre as propostas: 1) Pela manutenção do resultado da eleição e, 2) Pela não manutenção do resultado da eleição. No final, venceu a proposta 1), por 11 votos a favor e 1 abstenção”, registra trecho da ata oficial da reunião.
POSSE CONFIRMADA
Com a decisão da Executiva, Pedro Geraldo foi confirmado como presidente eleito do diretório municipal e deverá tomar posse oficialmente no mês de setembro. A ata da reunião será encaminhada com urgência à Secretaria de Organização Estadual (SORG Estadual) e à SORG Nacional, conforme determinado pelo presidente da CEE, João de Deus.