- Ministro da Educação discorre sobre desafios e transição no MEC durante congresso de jornalismo educacional.
- Redução de investimentos no governo anterior afetou programas essenciais como creches e bolsas da Capes.
- Barchini alerta sobre riscos de cortes orçamentários que podem comprometer universidades e políticas educacionais.
- Educação é considerada pilar estratégico para o futuro, com urgência em reduzir desigualdades e déficits de aprendizagem.
- Evento reuniu jornalistas, professores e pesquisadores para debater desafios da educação e da cobertura midiática.
O 10º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) reuniu, na última semana, em São Paulo, jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores para discutir os principais desafios da educação brasileira e da cobertura jornalística sobre o setor.
Com apoio do Instituto Unibanco, o evento colocou em debate temas que atravessam a educação e o jornalismo especializado, como eleições e polarização, orçamento da educação, ECA Digital, masculinidades, imigração, inteligência artificial, alfabetização e plataformização do ensino.
O MeioNews, a convite do Instituto Unibanco, participou do congresso e da sabatina com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, que fez uma avaliação sobre o cenário encontrado pelo governo na transição e os desafios atuais do Ministério da Educação (MEC).
TRANSIÇÃO DE GOVERNO
Ao relembrar a chegada do atual governo ao MEC, Barchini afirmou que a transição serviu para revelar a situação financeira e estrutural da pasta. Segundo o ministro, a equipe precisou inicialmente realizar um diagnóstico para identificar a dimensão dos problemas deixados pela administração anterior.
“Ao assumirmos, deparamo-nos com um cenário de desmonte: o governo anterior, na expectativa de continuidade, havia reduzido em 97% os investimentos discricionários do Ministério da Educação.”
Na avaliação apresentada pelo ministro, a redução dos recursos afetava diretamente áreas consideradas estratégicas. A construção de creches tinha orçamento praticamente inexistente, enquanto investimentos em universidades e institutos federais estavam paralisados.
Barchini também citou a situação das bolsas da Capes, que, segundo ele, enfrentavam problemas de sustentabilidade naquele período.
RECOMPOSIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O ministro afirmou que a primeira etapa da gestão foi concentrada na recomposição do orçamento e na retomada de programas considerados essenciais.
Entre as prioridades mencionadas estão o pagamento de bolsas, o transporte escolar, a construção de creches e a expansão da educação em tempo integral.
Para Barchini, o processo exigiu mais do que uma mudança de discurso. “Não se tratava de uma tarefa retórica”, afirmou, ao classificar a recomposição como um esforço de grande dimensão para recuperar programas e políticas públicas.
Segundo o ministro, o MEC atualmente está estruturado e operante, com políticas de articulação nacional e reorganização do sistema educacional.
ALERTA SOBRE CORTES
Durante a sabatina, Barchini também voltou o olhar para o cenário eleitoral e demonstrou preocupação com propostas que defendem reduções expressivas dos recursos destinados à educação.
Sem citar nominalmente candidatos, o ministro afirmou que cortes dessa dimensão poderiam comprometer o funcionamento de instituições e programas federais.
“Uma redução dessa magnitude comprometeria integralmente o funcionamento de universidades, institutos, o programa ‘Pé de Meia’ e a política de tempo integral, pois atingiria o coração do custeio da pasta.”
O Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro destinado a estudantes do ensino médio público, foi apontado pelo ministro como uma das políticas que poderiam ser afetadas por uma eventual redução significativa do orçamento educacional.
EDUCAÇÃO NO CENTRO DO DEBATE FISCAL
Barchini também criticou o que classificou como uma tradição de colocar a educação entre os primeiros alvos quando governos enfrentam restrições fiscais.
Na avaliação do ministro, o debate sobre equilíbrio das contas públicas precisa considerar os efeitos de longo prazo dos investimentos educacionais. Ele argumentou que a redução de recursos para o setor produz impactos que ultrapassam o orçamento do próprio MEC, atingindo universidades, estudantes, pesquisadores e políticas de formação.
“A educação não pode ser tratada como um gasto supérfluo, mas como o pilar estratégico para o futuro do país.”
APRENDIZAGEM E EQUIDADE
Ao projetar os próximos desafios, o ministro destacou dois problemas que considera centrais: os déficits de aprendizagem e as desigualdades educacionais.
A declaração ocorreu em um congresso que discutiu justamente os novos desafios enfrentados pela educação brasileira e pela imprensa especializada, em um cenário marcado pela transformação tecnológica e pela ampliação do uso de plataformas digitais e inteligência artificial.
Para Barchini, o papel do MEC deve permanecer ligado à coordenação nacional das políticas educacionais e à indução de investimentos capazes de reduzir desigualdades.
“Precisamos reconhecer a urgência em sanar os déficits de aprendizagem e de equidade, garantindo que o MEC continue sendo um indutor de progresso e não uma vítima da austeridade seletiva.”