O PRTB, partido nacionalmente conhecido por abrigar o coach Pablo Marçal, que disputou a Prefeitura de São Paulo em 2024, articula sua expansão no Piauí de olho nas eleições de 2026. A legenda trabalha nos bastidores para ampliar sua presença no estado e não descarta a formação de chapas próprias no próximo pleito.
Em entrevista à coluna, o presidente estadual do partido, Elizeu Aguiar, confirmou que conduz tratativas com a direção nacional para reorganizar a sigla e alinhar estratégias eleitorais. “Estou à frente, sim. Tenho aberto um diálogo com a Nacional no sentido de fazermos esta reestruturação para 2026; estamos em busca de um alinhamento. Sim, existe a possibilidade de lançarmos chapas”, afirmou.
Elizeu Aguiar integra o grupo político do senador Ciro Nogueira (PP), e o PRTB faz oposição ao governador Rafael Fonteles (PT) no estado. Nos bastidores, cresce a expectativa de que o partido possa se somar a um projeto de unificação da oposição no Piauí, fortalecendo o campo adversário ao Palácio de Karnak nas próximas eleições.