SEÇÕES
Exclusivo

Partidos do Piauí começam a esconder chapas para evitar 'assédio e confusão'

A estratégia busca reduzir investidas externas e preservar acordos ainda em construção.

Teresa Britto e Alessya Xavier comandam partidos no Piauí e evitam cravar chapas. | Ascom Alepi/Divulgação

Com menos de nove meses para as eleições, os partidos políticos no Piauí intensificam as articulações de bastidores para estruturar chapas competitivas. Em meio à disputa acirrada por lideranças capazes de fortalecer o desempenho eleitoral, o assédio entre siglas, tanto da base aliada quanto da oposição, tem se tornado uma constante no cenário político estadual.

DISPUTA NOS BASTIDORES

Para evitar a migração de nomes estratégicos, algumas legendas passaram a adotar uma postura de sigilo absoluto, optando por não divulgar novas filiações nem antecipar a composição final das chapas. A estratégia busca reduzir investidas externas e preservar acordos ainda em construção.

SILÊNCIO NO PARTIDO VERDE

Em conversa com esta coluna, a presidente estadual do Partido Verde (PV), a ex-deputada Teresa Britto, foi categórica ao afirmar que não pretende mais anunciar publicamente os nomes que estão em negociação. Nem mesmo a possível filiação de Breno Macedo, apontada nos bastidores como praticamente certa, tem sido confirmada pela dirigente.

"O Breno me procurou querendo se filiar no Partido Verde, lhe quero muito bem, mas não vamos divulgar agora a chapa do PV para evitar assédio e confusão".

CAUTELA TAMBÉM NO REPUBLICANOS

Postura semelhante é adotada pelo Republicanos. A presidente estadual da sigla, Alessya Xavier, também mantém parte dos nomes sob absoluto sigilo. Segundo ela, a orientação é articular até o último momento, mesmo com a chapa já bastante avançada.

"Entendemos que quem tem prazo não tem pressa. Embora a chapa do Republicanos já esteja bastante consolidada e, hoje, haja pouca margem para alterações, a decisão do grupo foi manter as articulações até o último momento. Nosso objetivo é garantir que tenhamos os nomes mais competitivos possíveis, fortalecendo ainda mais o projeto coletivo que estamos construindo." 

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também