SEÇÕES

Projeto de mineração no Piauí receberá investimento da União Europeia

A expectativa é que os investimentos contribuam para a geração de empregos, o fortalecimento da cadeia produtiva local e a ampliação da presença do Piauí no mapa internacional da mineração.

Piauí vem avançando no setor de mineração nos últimos anos, ganhando destaque nacional. | Ascom/Seplan

O Piauí está entre os estados que devem receber novos investimentos da União Europeia no setor de mineração ainda em 2026, segundo informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

PROJETOS NO ESTADO
Ao menos uma das cinco mineradoras selecionadas para o anúncio de aportes internacionais possui projeto em território piauiense, reforçando a posição do estado como área estratégica para a exploração de minerais ligados à nova economia e à transição energética.

ANÚNCIO PREVISTO
A divulgação oficial dos investimentos está prevista para o mês de março e é resultado de uma articulação internacional conduzida pela ApexBrasil, após uma série de compromissos institucionais realizados na União Europeia, no final do ano passado.

INTERESSE INTERNACIONAL
Durante a agenda no bloco europeu, foram apresentados empreendimentos considerados prioritários, com destaque para projetos localizados no Nordeste brasileiro, especialmente no Piauí, que tem atraído atenção por seu potencial mineral e localização estratégica.

CENÁRIO ECONÔMICO
O interesse europeu está associado à busca por fornecedores confiáveis de minerais essenciais, em um contexto de reconfiguração das cadeias globais e redução de dependências externas, o que favorece estados emergentes no setor, como o Piauí.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A expectativa é que os investimentos contribuam para a geração de empregos, o fortalecimento da cadeia produtiva local e a ampliação da presença do Piauí no mapa internacional da mineração, com impactos diretos no desenvolvimento econômico do estado.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também