SEÇÕES
Exclusivo

Republicanos do Piauí revela meta ousada de votos para eleger dois federais

Jadyel reafirmou que, no Piauí, o Republicanos segue alinhado ao governador Rafael Fonteles e ao presidente Lula, e que esse entendimento já foi comunicado à direção nacional.

Jadyel Alencar otimista quanto a eleição de dois federais no Piauí pelo Republicanos. | Divulgação/Reprodução

O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) afirmou que o partido trabalha com a meta de ultrapassar 300 mil votos na disputa para a Câmara Federal em 2026 e garantir a eleição de dois deputados federais pelo Piauí. A declaração foi feita em conversa com a coluna nesta segunda-feira (09), quando o parlamentar destacou o fortalecimento da legenda no estado.

META ELEITORAL
Segundo Jadyel, a estratégia do Republicanos passa pela consolidação de uma chapa competitiva, sustentada pelo crescimento das bases e pelo alinhamento com lideranças estaduais. Ele demonstrou confiança no desempenho eleitoral do grupo e ressaltou que o objetivo é ambicioso.

RELAÇÃO COM A DIREÇÃO NACIONAL
Questionado sobre o posicionamento nacional do Republicanos e a tendência de não apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado destacou a postura do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, e a autonomia concedida aos diretórios estaduais.

“O presidente Marcos Pereira é um grande líder. Ele dialoga com a bancada, ele busca o crescimento do partido em todas as regiões do Brasil. Ele esteve recentemente, há três, quatro meses, aqui no estado do Piauí, no Palácio, com o governador Rafael Fonteles, com o deputado Jadyel, onde ele assegurou que, no estado do Piauí, o Republicanos é governador Rafael Fonteles, é presidente Lula. Nós temos autonomia, com a presidente Alessya, de conduzir os trabalhos.”

ALIANÇA NO ESTADO
Jadyel reafirmou que, no Piauí, o Republicanos segue alinhado ao governador Rafael Fonteles e ao presidente Lula, e que esse entendimento já foi comunicado à direção nacional. Ele também revelou que teria reunião com o governador para tratar da oficialização da chapa proporcional.

“Hoje, por volta das 11 horas, eu estarei com o governador Rafael Fonteles, e uma das pautas será a homologação, a definição de levar para a sociedade a chapa do Republicanos, os nomes que já temos.”

O deputado ressaltou ainda a relação pessoal e política com o governador.

“O governador Rafael Fonteles é um grande aliado, eu sou um amigo dele de primeira hora. Ele sabe que pode contar com o deputado Jadyel, com o Republicanos. Eu tenho um perfil de ser muito firme nas minhas palavras, de não roer a corda.”

POSIÇÃO SOBRE LULA
Ao comentar a postura de Marcos Pereira em relação ao presidente Lula, Jadyel destacou o reconhecimento do dirigente nacional à força política do petista, especialmente no Nordeste.

“O presidente Marcos Pereira sempre diz que o presidente Lula é um craque, é bom de diálogo, tem uma história de vida muito forte. E ele diz: ‘Olha, meus amigos, quando eu passo de Goiânia para frente, no Nordeste, eu já praticamente sou Lula, porque é tão forte o nome do presidente no Nordeste’.”

Para o parlamentar, a tendência é que o comando nacional libere os estados para definirem seus próprios rumos.

“Eu, Jadyel, faço uma avaliação de que o presidente Marcos Pereira vai liberar o Republicanos para cada estado tomar os seus direcionamentos. Ele tem sido muito cauteloso, porque preza por ouvir a população e as regiões. Nós temos um Brasil de 10 Brasis.”

CHAPA EM CRESCIMENTO
Ao ser questionado sobre a avaliação de que o Republicanos teria uma “chapinha”, com potencial para eleger apenas um parlamentar, Jadyel rebateu as críticas e afirmou que o cenário mudou.

“Eu sempre digo que a verdadeira pesquisa, o termômetro de um político, é o contato com o povo, é a empatia que o povo tem com esse grupo político.”

O deputado citou nomes da legenda e aliados que, segundo ele, têm ampliado a presença nas bases.

“Se você acompanhar as redes sociais do deputado Jadyel, do superintendente Magno, da vereadora Ana Fidelis, do Etniel, de vários nomes hoje, do deputado Fábio Abreu, secretário da Agricultura, o termômetro do povo com esse time está muito afinado.”

PROJEÇÃO DE VOTOS
Por fim, Jadyel afirmou que o Republicanos trabalha com uma projeção concreta de votação expressiva.

“O que eu tenho dito é que, com o povo nos dando a confiança que estamos buscando e aguardando, nós passaremos de 320 mil votos. Esse número é a nossa meta.”

Segundo ele, o grupo está comprometido com o objetivo.

“A presidente Alessya, o deputado Jadyel, nós somos pessoas de missão, nós vamos cumprir essa meta. Tem muito trabalho. Trabalhar com o plantio feito e receber a colheita é bom demais, porque você tem o que mostrar.”

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também