Levantamento feito pelo MeioNorte aponta que 48,2% dos vereadores em exercício na capital do Piauí, Teresina, devem mudar de legenda na janela partidária, que abre nesta quinta-feira, 07 de março. Entre os destinos preferenciais está o Partido dos Trabalhadores, do governador Rafael Fonteles, que já filiará quatro parlamentares na próxima sexta (08), são eles: Gustavo de Carvalho, Joaquim Caldas, Venâncio Cardoso e Pollyanna Rocha.
Outros parlamentares mudarão de partido para continuar na base do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), é o caso de Alan Brandão, que trocará o PDT pelo PRD.
ATÉ QUANDO? Este fenômeno se estende de 7 de março a 5 de abril, sendo este o prazo limite para a filiação partidária exigida por lei para aqueles que desejam concorrer nas eleições municipais deste ano. Este intervalo é especificamente projetado para permitir que candidatos eleitos em pleitos proporcionais (como vereadores) no último ano de mandato possam trocar de partido sem o risco de perder o cargo.
Com a abertura desta janela, Teresina se prepara para uma possível remodelação de seu cenário político, refletindo tanto a dinâmica interna dos partidos quanto as estratégias individuais dos vereadores em busca de alinhamento com as bases que consideram mais promissoras para suas carreiras políticas.
Entre os vereadores cotados para a mudança de partido estão:
Alan Brandão
Antônio José Lira
Roberval Queiroz
Graça Amorim
Gustavo de Carvalho
Inácio Carvalho
Joaquim Caldas
Luís André (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)
Markim Costa (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)
Pastor Levino
Pollyanna Rocha
Teresinha Medeiros
Venâncio Cardoso