SEÇÕES

Jogo do Poder

Bastidores, análises e exclusivas sobre o cenário político. Informação com profundidade e agilidade

Lista de Colunas

Entenda como funciona o novo modelo de pagamento do 13º proposto por Silvio Mendes

Projeto prevê parcelamento conforme mês de aniversário e gera debate no Jogo do Poder

Prefeito de Teresina, Silvio Mendes | Cecília Brandão

No Jogo do Poder desta segunda-feira (02), comentaristas detalharam a proposta do prefeito Silvio Mendes para mudar a forma de pagamento do 13º salário dos servidores municipais de Teresina. A ideia, que ainda será encaminhada à Câmara Municipal, altera o modelo atual de duas parcelas para um pagamento escalonado ao longo do ano, conforme o mês de aniversário do servidor.

Segundo explicou a jornalista Francy Teixeira, hoje o 13º é pago em duas partes: uma no mês de férias do servidor e outra em dezembro. Com a nova proposta, o valor começaria a ser creditado a partir do mês de aniversário e seguiria sendo pago em parcelas mensais até o fim do ano.

“Se um servidor faz aniversário em fevereiro, por exemplo, o 13º dele começa a entrar no contracheque a partir de fevereiro até o final do ano”, explicou Francy durante o programa.

Justificativa é fluxo de caixa

Ainda segundo Francy Teixeira, a justificativa apresentada pelo prefeito está ligada ao fluxo de caixa da prefeitura, já que dezembro concentra uma série de despesas.

“Em dezembro tem uma grande demanda, uma pressão para a prefeitura de Teresina”, comentou a jornalista, ao explicar o motivo da mudança.

Ela destacou, no entanto, que o modelo pode gerar polêmica, já que servidores com aniversários em meses diferentes seriam impactados de formas distintas.

“Um servidor que faz aniversário em novembro, por exemplo, continuará recebendo em duas parcelas. Já quem faz aniversário antes terá o pagamento distribuído em mais parcelas”, avaliou.

Reações no estúdio

O comentarista Ari Carvalho usou um exemplo pessoal para ilustrar a proposta.

“Eu sou aniversariante em janeiro. Então, pela nova regra, eu vou receber em 12 parcelas o meu 13º salário. Já quem aniversaria em novembro recebe em duas, e quem faz aniversário em dezembro recebe em uma. É uma fórmula bem estranha”, disse.

Já o jornalista Eliezer Rodrigues chamou atenção para o impacto econômico da medida.

“O 13º tem um papel muito importante para a economia. Quando vem aquele volume de recursos no fim do ano, aquece o comércio. Se a prefeitura fracionar esse pagamento, talvez a economia não reaja da mesma forma”, alertou.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também