SEÇÕES

Jogo do Poder

Bastidores, análises e exclusivas sobre o cenário político. Informação com profundidade e agilidade

Lista de Colunas

Exclusivo Secretário de Segurança do Maranhão destaca avanços na segurança e redução da criminalidade

Maurício Martins falou sobre investimentos históricos e defendeu endurecimento da legislação penal em entrevista à Rede Meio

Secretário de Estado da Segurança do Maranhão, Maurício Ribeiro Martins em entrevista ao Jogo do Poder | Reprodução/Rede Meio

O secretário de Segurança do Maranhão, Maurício Martins, foi o entrevistado do programa Agora, Jogo do Poder, da Rede Meio, e fez um balanço positivo sobre os investimentos feitos na área da segurança pública no estado. Ao jornalista Amadeu Campos, Martins destacou que as mudanças já têm reflexo direto nos índices de criminalidade.

“A segurança pública do Maranhão tem avançado. Nós estamos com um projeto histórico que é a qualificação, a ampliação e modernização de nossas delegacias e batalhões”, disse o secretário.

De acordo com ele, mais de 140 delegacias estão sendo reformadas, além de investimentos em viaturas, armamentos, tecnologia, vídeo monitoramento e formação contínua dos agentes. Também foram convocados 1.450 policiais militares e houve reforço nos quadros da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Redução expressiva dos crimes

Durante a entrevista, o secretário citou a queda de 38% nos crimes violentos letais intencionais em Timon, reflexo direto dos investimentos em estrutura e pessoal na região.

“Esses índices de redução, eles são decorrentes dos investimentos que nós temos feito [...] Nunca existiu isso antes na história do Maranhão”, afirmou.

Maurício Martins também ressaltou que, só em Timon, foram designados mais de 50 policiais militares recentemente, além de 10 policiais civis, sendo seis delegados, um deles já atuando em Parnarama. Ele garantiu ainda que as melhorias estão sendo estendidas para cidades como Caxias e Parnarama, com foco na reestruturação de quartéis e delegacias.

União precisa endurecer leis

Questionado sobre o papel do Governo Federal na segurança pública, Martins foi direto ao defender uma maior participação da União, principalmente no que diz respeito à legislação penal:

“Eu entendo que o Ministério da Justiça tem que prestar apoio a todas as unidades da federação [...]. Mas eu entendo que é fundamental o envolvimento da União na questão da alteração da legislação. Nós não podemos mais continuar neste país com a legislação ultrapassada”, defendeu.

Para o secretário, o endurecimento das leis é necessário para que o criminoso “arque com as consequências” de seus atos, enquanto o cidadão de bem seja protegido.

Compromisso com a população

Encerrando a conversa, Martins reafirmou que a segurança pública é tratada como prioridade na gestão do governador Carlos Brandão, e que os investimentos continuarão para garantir mais segurança e dignidade ao povo maranhense:

“O Maranhão está avançando. Carlos Brandão tem compromisso com a segurança pública, ele investe na segurança pública e nós seguimos trazendo bons resultados, graças a Deus, para o povo do Maranhão.”

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também