A coluna teve acesso, com exclusividade, a informações sobre uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira(28), às 11h, no escritório político do deputado estadual Franzé Silva (PT), em Teresina. ( após a publicação desta nota o local poderá mudar)
O encontro, que vinha sendo mantido sob total sigilo, contará com a presença da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), e do presidente estadual da sigla, Marcos Vinícius, que confirmou o encontro, mas não quis divulgar a lista dos possíveis candidatos.
O objetivo é articular a formação de uma chapa federal pelo Podemos, para as eleições de 2026.
A articulação, no entanto, *não conta com o aval do governador Rafael Fonteles (PT)*, que tem mantido uma postura firme ao defender apenas duas chapas da base governista, representadas pelo PT e pelo PSD.
Segundo fontes ouvidas pela coluna, a presença de Renata Abreu no estado é para mostrar o interesse do partido em abrir espaço para nomes que atualmente integram o grupo político governista, mas buscam alternativas de palanque.
A escolha do local da reunião, o escritório de Franzé Silva, também chama atenção, já que o deputado é filiado ao PT e aliado próximo do governador, mas avalia que são remotas as chances de vencer a eleição disputando pelo PT.
Outra informação dá conta de que essa articulação está sendo conduzida por um deputado da base governista.