SEÇÕES

Mariano Wikoli

Coluna do jornalista e comentarista político Mariano Wikoli

Lista de Colunas

Trio de primeiro mandato se destaca na Câmara de Teresina no 1º semestre de 2025

Saiba quem são os vereadores que se destacaram na Câmara de Teresina no 1º semestre de 2025. CPIs, polêmicas e forte atuação marcaram o período. Veja!

Vereadores em destaque na Câmara de Teresina em 2025 | Reprodução

O primeiro semestre de 2025 foi intenso na Câmara Municipal de Teresina. Marcado por CPIs, polêmicas (teve briga por vaga de estacionamento, confrontos políticos, e a prisão da vereadora Tatiana Medeiros. O período revelou os vereadores que se destacaram por enfrentamentos públicos, críticas à gestão municipal e pela forte atuação nos bastidores. Entre os nomes que mais se sobressaíram estão Draga Alana, Fernando Lima e João Pereira.

Draga Alana (PSD)

Vereador mais votado da última eleição, Draga Alana teve atuação destacada na CPI da Águas. Se posicionou de forma crítica à condução da comissão e foi acusado por Petrus Evelyn de tentar sabotar os trabalhos. Draga rebateu afirmando que suas críticas buscavam justamente reativar a CPI, que estava paralisada.

Forte opositor da gestão do prefeito Sílvio Mendes, Draga entregou os cargos (ou o cargo da namorada) que ocupava no Executivo municipal. Suas críticas têm sido constantes, tanto nas redes sociais quanto em entrevistas e pronunciamentos no plenário.

O vereador também se articula para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano. Já conquistou o apoio de dois colegas: Dudu (PT) e Fernando Lima (PDT), saindo na frente do presidente da Câmara, Enzo Samuel.

João Pereira (PT)

João Pereira foi um dos parlamentares que assinou o requerimento para a criação da CPI da Águas de Teresina. Ao longo do semestre, destacou-se por suas cobranças em temas sensíveis como saúde pública e limpeza urbana e moradia.

Tem se posicionado como voz firme na oposição a Sílvio Mendes, fazendo críticas diretas às falas do prefeito, principalmente sobre o déficit financeiro da Prefeitura. Além disso, ganhou destaque na mídia ao vencer as eleições internas do Partido dos Trabalhadores no município de Teresina

Fernando Lima (PDT)

Relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Teresina para 2026, Fernando também é o principal nome da CPI do Lixo, e relator da CPI do Rombo, que investiga a dívida bilionária da Prefeitura.

Ex-diretor da Câmara, o vereador já fez duras críticas à atual gestão municipal e denunciou uma suposta tentativa de intimidação judicial por parte da empresa Litucera. 

A sede por protagonismo se justifica: os três são vereadores de primeiro mandato, mas sabem quão difícil e (caro) foi chegar ali.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também